UTFPR publica estudos inéditos no Paraná sobre qualidade bioquímica do solo

Pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publicaram estudos inéditos sobre a qualidade do solo paranaense. Os resultados estão disponíveis no segundo volume do livro “Manejo e Conservação de Solo e Água”, que foi lançado pela Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada (Rede AgroParaná) em abril. Como coautor de quatro capítulos da obra, o professor do Campus Dois Vizinhos Carlos Alberto Casali aborda sobre a qualidade do solo relacionada a diferentes fatores, incluindo a água da chuva na mesorregião Sudoeste. Também fala sobre a pesquisa de atributos nos sistemas de produção agrícola do Paraná e sobre o uso de dejetos de animais.
Ele, junto com outros cientistas da UTFPR e de outras instituições, realizou análises das propriedades bioquímicas em diferentes regiões do estado. Para o docente, durante o processo, a maior dificuldade foi encontrar a metodologia adequada. “Foi bastante desafiador padronizar os métodos para que todas as regiões tivessem a mesma forma de análise”, explicou. Com isso, foram obtidos dados inéditos sobre os fatores biológicos que podem nortear ações voltadas para a agricultura e pecuária paranaense.
Sustentabilidade
Outro resultado importante publicado no livro foi quanto ao uso de dejetos de animais, que também exigiu a coleta de amostras em diferentes locais do Paraná e contou com a participação de outros pesquisadores. Segundo Casali, o Paraná é um dos estados que mais produz esterco no Brasil, devido à alta produção de proteína animal. Assim, o desafio para os produtores rurais é realizar o manejo das dejeções de forma sustentável e rentável.
O estudo chegou à conclusão de que, quando usados na proporção adequada, os dejetos podem substituir fertilizantes minerais, otimizando a produção agrícola em cultivos como milho, soja e trigo. Ademais, a projeção é de que seja publicado um boletim técnico sobre o uso dos dejetos para contribuir com o trabalho dos produtores. “Este projeto atuou em todas as frentes: de ensino, com os alunos bolsistas; pesquisa e extensão, principalmente com os Dias de Campo, quando conseguimos levar essas informações de forma mais direta para os agricultores”, destacou.
Mais sobre
O segundo volume do livro “Manejo e Conservação de Solo e Água reúne resultados de estudos conduzidos por 105 cientistas nas principais regiões produtivas do Paraná. A coordenação do projeto é do professor da UTFPR, André Pellegrini. Participam do projeto ainda os pesquisadores Carlos Alberto Casali, Dinéia Tessaro, Eder da Costa dos Santos, Elisandra Pocojeski, Laércio Ricardo Sartor, Paulo Cesar Conceição, Tangriani Simioni Assmann e Thalita Grando Rauen. A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Fundação Araucária, e a Federação da Agricultura do Paraná (Sistema Faep).
A obra pode ser consultada gratuitamente na página do Sistema Faep.