UTFPR sobe 13 posições e se mantém entre as melhores da América Latina

A UTFPR subiu da 82ª para a 69ª colocação e continua entre as 100 melhores universidades da América Latina. O salto de posições foi divulgado nesta terça-feira, dia 12, pelo ranking Times Higher Education (THE). Entre as brasileiras, a Universidade está entre as 35 melhores.
Nesta nona edição, o ranking atualizou sua metodologia, passando a utilizar 18 indicadores, cinco a mais do que nos anos anteriores. Os indicadores são agrupados nas grandes áreas de ensino (ambiente de aprendizagem); ambiente de pesquisa (volume, renda e reputação); qualidade da pesquisa (força, excelência e influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e indústria (renda e patentes). No índice geral, a pontuação da UTFPR é de 42,6; de qualidade da pesquisa de 46,5, em indústria de 23,8; perspectivas internacionais 48,2; e em ambientes de pesquisa de 38,6.
"Como uma jovem universidade, que completará 20 anos em 2025, sabemos que muitos dos indicadores de qualidade analisados em rankings especializados só se manifestam com o tempo. Mas, como herdeiros de uma história centenária, temos compromisso com a qualidade do trabalho realizado em todos os nossos 13 campi. Os sucessivos resultados positivos que estamos conquistando, como a nota máxima no Ministério da Educação, atestam esse nosso potencial", avalia o reitor Everton Lozano.
Ao todo, o ranking classificou 214 instituições de 16 países. Sete das dez universidades mais bem classificadas no ranking THE são brasileiras: Universidade de São Paulo (1º posição), Universidade Estadual de Campinas (2º), Universidade Federal do Rio de Janeiro (3º), Universidade Estadual Paulista (5º), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (6º), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (7º) e a Universidade Federal de Santa Catarina (10º). No Paraná, também foram classificadas as universidades Federal do Paraná (16ª posição), Estadual de Maringá (38ª), Estadual de Londrina (45ª) e Pontifícia Católica do Paraná (46ª).
UTFPR nota máxima no MEC
A UTFPR conquistou a nota máxima, conceito 5, em novo recredenciamento institucional realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), no último mês de outubro. Os avaliadores analisaram cinco eixos principais para atribuir o conceito: Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.
Também em outubro, a UTFPR foi classificada como a 35ª melhor universidade brasileira no Ranking do jornal Folha de São Paulo. Nesta avaliação, 15 cursos foram classificados entre os melhores do país em suas respectivas áreas, com destaque para os cursos de Engenharia de Controle e Automação com a 6ª colocação no país e primeiro do Paraná, Engenharia Elétrica no 8º lugar geral e primeiro do Paraná, Engenharia de Produção em 10º geral e primeiro do Paraná e Computação, também com a 10ª colocação e primeiro do Paraná.
