Home
/
Notícias
/
Londrina
/
Alunos da Engenharia Mecânica e Engenharia Química conquistam 1º e 3º lugar no Hackathon Agritech

Alunos da Engenharia Mecânica e Engenharia Química conquistam 1º e 3º lugar no Hackathon Agritech

Publicado 4/16/2024, 11:24:56 AM, última modificação 4/16/2024, 11:26:31 AM

Alunos do curso de Engenharia Mecânica e Engenharia Química do Campus Londrina da UTFPR conquistam o 1 e 3 º lugar na sétima edição do Hackathon Agritech, realizada entre os dias 12 e 14 de abril, no Pavilhão Smart Agro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, durante a ExpoLondrina 2024. Ao todo, 30 equipes se inscreveram com o objetivo de resolver demandas do agronegócio.

O projeto “Eagle Eye”, desenvolvido pelos futuros Engenheiros Mecânicos Caio Eduardo de Melo Ribolli, Maria Clara Manhani, Lucas Ulbrich Silva, Lucas Leite de Paula e Luiz Henrique Zanoti, que também integram a Empresa Júnior do curso (Meca Engenharia),  ficou com o primeiro lugar na maratona. O grupo apresentou uma solução voltada para cooperativas agrícolas auxiliarem os produtores rurais na tomada de decisão a partir da compreensão clara das condições dos cultivos por meio do acesso a dados captados por sensores infravermelhos, com o uso de drones.

Já o terceiro lugar, ficou com o projeto Climate MicroData, no qual a equipe formada pelos alunos Abner Sgobi, Haldane Araújo Júnior, Luis Emanuel Bragante Cruz e Marcelo Castro, sendo os três primeiros da Engenharia Mecânica e o último da Engenharia Química, apresentou um sistema de monitoramento do microclima, em tempo real, que possibilita o acompanhamento remoto da propriedade, auxiliando o produtor com dados coesos e sólidos na tomada de decisão e planejamento de manejo.

As equipes receberam o prêmio em dinheiro, sendo R$ 3 mil para o primeiro lugar e R$ 1 mil para os projetos classificados em segundo e terceiro lugar. Além disso, os acadêmicos terão acesso a consultorias, mentorias e a oportunidade de incubar seus projetos com as entidades parceiras.

O Hackathon Agritech foi realizado pela Sociedade Rural do Paraná (SRP), pelo Sebrae/PR e pela governança AgroValley, com o apoio do APL de TIC de Londrina, Governança das Instituições de Ensino Superior de Londrina, Inovemm, IntegraQM e Estação 43.

*Com informações do Portal: https://pr.agenciasebrae.com.br/