Home
/
Notícias
/
Londrina
/
Campus Londrina participa de eventos estratégicos sobre inovação, desenvolvimento regional e agronegócio no Paraná

Campus Londrina participa de eventos estratégicos sobre inovação, desenvolvimento regional e agronegócio no Paraná

Publicado 8/11/2025, 3:05:14 PM, última modificação 8/11/2025, 3:07:00 PM

O campus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) esteve presente em dois eventos importantes no início de agosto, que reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento regional, a inovação e a integração entre a Universidade, o setor produtivo e o poder público.

O Prof. José Luis Dalto, chefe do Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos (DEPET-LD), representou a UTFPR no Fórum LIDE Paraná – Circuito de Desenvolvimento em Cidades Inteligentes, realizado em Londrina em 6 de agosto. O evento reuniu líderes empresariais, gestores públicos e instituições para discutir formas de tornar o Paraná mais inovador, próspero e sustentável. Com o tema “Paraná em Movimento: Liderança, Crescimento e Protagonismo Regional”, o fórum destacou cases de desburocratização, uso de tecnologias para mapeamento urbano e a colaboração entre setores público e privado. Promovido pelo LIDE Paraná, com apoio de instituições públicas e privadas, o evento visa conectar investidores, governantes e formadores de opinião para construir o futuro do estado.

No dia 8 de agosto, o Prof. José Luis Dalto, junto com o Prof. Marco Antonio Ferreira, coordenador dos cursos de MBA do campus, participaram do evento “Raízes do Progresso: o agro como motor do desenvolvimento regional brasileiro”, realizado no Aurora Shopping Londrina . O encontro reuniu especialistas, lideranças políticas e representantes do setor produtivo para discutir o impacto econômico, social e tecnológico do agronegócio no Paraná e no Brasil. Durante o evento, foram apresentados dados que destacam a importância do Paraná no setor, especialmente em exportações e nos investimentos em agtechs (soluções inovadoras para o agronegócio, como softwares, sensores, drones, inteligência artificial e biotecnologia).

De acordo com os docentes, ambos os eventos reforçam a posição da UTFPR como agente ativo na construção de um futuro sustentável e inovador para o Paraná, ressaltando a relevância do agronegócio para a economia regional e a integração de soluções tecnológicas por meio da colaboração entre ensino, pesquisa e comunidade.

Reportar erro