Coleta Seletiva

Nessa quinta-feira (12), no auditório do Câmpus, da UTFPR Câmpus Londrina , vários representantes civis, da justiça, de órgãos reguladores do meio ambiente e outros interessados na temática “coleta seletiva”, se reuniram junto a Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos do Câmpus, para discutir a Carta Aberta às Instituições Públicas, elaborada por nove Cooperativas e Associações de Catadores de Material Reciclável da Região de Londrina durante o XVII EPEA (Encontro Paranaense de Educação Ambiental).
Neste documento, as Cooperativas e Associações relataram suas demandas no que diz respeito a aspectos legais, estruturais, financeiros e de educação.
A reunião, que foi conduzida pelo Engenheiro Ambiental Edson Massi, que atua na 2º Promotoria de Justiça de Ibiporã (MPPR), teve como objetivo socializar essas demandas apontadas pelas Cooperativas e Associações e formar uma Rede Expandida de apoio ao trabalho dos cooperados, promovendo ações e elencando os compromissos de cada instituição envolvida de modo a promover melhorias às Cooperativas e Associações.
Para Massi, o primeiro passo foi dado. “É importante que sigamos juntos na busca da promoção das políticas públicas e emancipação das Cooperativas e Associações, lhes trazendo dignidade e cidadania”, lembrou.
De acordo com a Professora Tatiane, que representou a UTFPR nesta reunião, “a proposta de atuação das instituições de ensino nesta rede é promover a capacitação e a formação dos cooperados, além de desenvolver pesquisas que colaborem com a melhoria dos processos e da eficácia dos serviços realizados pelas cooperativas. O próximo passo será a elaboração de um plano de ação com os compromissos de cada instituição, o qual será debatido em uma próxima reunião, que ocorrerá em fevereiro. Servidores e alunos que desejarem se somar a esta causa estão convidados a participar com propostas e com a discussão do plano de ação”, enfatizou.
Partiparam da reunião representantes da Promotoria de Justiça de Londrina (GAEMA), da Promotoria de Justiça de Ibiporã (MPPR), do IAP de Londrina , da SAMAE de Ibiporã, da SAAE de Jataizinho; das Secretarias de Meio Ambiente de Assaí, Jataizinho, Santa Mariana e São Sebastião da Amoreira; da OAB (Direito do Consumidor); da Tetra Pak na região; e, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Resíduos (Ninter) da UEL.
