Home
/
Notícias
/
Londrina
/
Comissão de Cultura promove Ciclo de Lives sobre Cultura e Direitos Humanos em parceria com a UEL e o IFSP

Comissão de Cultura promove Ciclo de Lives sobre Cultura e Direitos Humanos em parceria com a UEL e o IFSP

Publicado 4/23/2025, 3:51:22 PM, última modificação 4/23/2025, 4:50:11 PM

A Comissão de Cultura do campus Londrina da UTFPR, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Ilha Solteira, promove durante o mês de maio o V Ciclo de lives "Tardes de Maio: Cultura e Direitos Humanos", que neste ano tem como foco o olhar ambiental e as crises climáticas sob diferentes perspectivas.

O evento on-line, coordenado pelo servidor Adilson Caetano da Silva, acontecerá às quartas-feiras, das 14h às 17h, com transmissão pelo canal Cultura UTFPR-LD no YouTube (https://www.youtube.com/@culturautfpr-ld1390/featured).

Durante as sessões, especialistas de várias áreas — como Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia e outras — discutirão temas relacionados às crises ambientais, buscando uma abordagem interdisciplinar que seja urgente diante da gravidade dessas questões.

O ciclo faz parte do projeto "Tardes de Maio", uma iniciativa do grupo de pesquisa “RDH Pesquisas”, coordenado pela professora Maria José de Rezende na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desde sua primeira edição em 2021, durante a pandemia, o evento sempre foi realizado de forma on-line, promovendo debates colaborativos entre universidades e instituições.

Todos os participantes receberão certificados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por mesa redonda, conforme a programação abaixo:

07/05/2025 - Emergências climáticas e ambientais: impactos e desafios

- Emergência Climática e seus impactos -  Paulo Bassani (GEAMA-UEL);

- A influência do clima na jornada das sociedades humanas - Jorge Alberto Martins (DAFIS/PPGEA-UTFPR);

Mediação: Tatiane Martins (Doutorando em Ciências Biológicas UEM).

14/05/2025 - Mudanças Climáticas e desafios sociopolíticos, socioeconômicos e socioambientais

- Possíveis relações entre crises democráticas e mudanças climáticas - Patrícia Braga (Sociologia UFSCar);  

- A Geografia das Mudanças Climáticas - Eduardo Roberto Mendes (IFSP);

- A crise climática e o racismo ambiental: impactos sociais - Edson Fontes de Oliveira - (DAAMB/PPGEA-UTFPR);

Mediador: Gustavo Marin (UFU)

21/05/2025 - Desastres ambientais e climáticos e seus impactos na natureza e na sociedade

- Conservação do solo como mitigação das mudanças climáticas Thais Soto Boni (Unesp - Ilha Solteira);    

- Desenvolvimento de novas tecnologias para reaproveitamento de resíduos - Breno Joia (Doutor em Ciências Biológicas - UEM);

- Mudanças climáticas e o impacto na disponibilidade hídrica - Mauricio Moreira Santos (DAAMB-UTPFR/PPGEO-UEL).

Mediação: Baruana Calado

28/05/2025 - Direitos Humanos, sustentabilidade e governança climática

- Redefinindo Fronteiras: a Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos no Direito do Sistema Terrestre (Earth System Law) e na Governança Climática no Antropoceno - Eduardo Kapapelo (Centro de Direitos Humanos de Pretória - África do Sul);

- Respirar em tempos de crise climática - Leila Droprinchinski Martins (DAQUI/PPGEA-UTFPR);

- Design e sustentabilidade - Ana Luisa Boavista (UEL - Diretora de Eventos, Cultura e Relações com a Sociedade).

Mediação: Lara Joia

Mais informações com Adilson pelo fone (43) 996767228 ou pelo instagram @ciclotardesdemaio.

Reportar erro