Home
/
Notícias
/
Londrina
/
Da sala de aula à indústria cerâmica: egresso da UTFPR-Londrina se destaca em Santa Catarina

Da sala de aula à indústria cerâmica: egresso da UTFPR-Londrina se destaca em Santa Catarina

Publicado 10/10/2025, 5:46:06 PM, última modificação 10/10/2025, 8:21:02 PM

A trajetória de Felipe Barros Laraz, egresso do curso de Engenharia de Materiais da UTFPR – Campus Londrina , é um exemplo de como a formação técnica e humana da Universidade abre portas e transforma caminhos profissionais.

Formado em 2019, Felipe recorda que os anos de graduação foram marcados por aprendizado intenso e experiências que ultrapassaram a sala de aula. “A didática e o conhecimento dos professores foram grandes pilares para o meu desenvolvimento. As oportunidades de participar de projetos de extensão, iniciação científica, monitorias e atividades em laboratório fizeram toda a diferença”, relembra.

Durante a graduação, ele também integrou o Centro Acadêmico, participou da organização da Semana Acadêmica e atuou como estagiário de laboratório. Essas vivências, segundo o egresso, contribuíram não apenas para o domínio técnico, mas também para o aprimoramento da comunicação e da escrita — competências que hoje se refletem na sua atuação profissional.

Atualmente, Felipe trabalha como técnico de processo na Portobello, indústria cerâmica de Tijucas (SC), no setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). “Atuo em diferentes etapas do processo, da prensagem ao produto final. É um trabalho que exige atenção e cuidado, e que me permite aprender todos os dias e contribuir com as melhorias do setor”, explica.

Ao longo da carreira, Felipe já desempenhou diferentes funções, como o controle e a liberação de matérias-primas e a atuação na central de moagem. Ele também participa de uma iniciativa interna voltada à comunicação entre setores, reforçando seu interesse por ambientes colaborativos e integrados.

Grato pelas amizades e vínculos construídos na UTFPR, Felipe destaca o impacto humano e acadêmico da instituição: “Até hoje mantenho contato com professores que se tornaram amigos e tenho muito orgulho de ter estudado em um campus que impulsiona o desenvolvimento acadêmico — desde que a gente saiba aproveitar bem as oportunidades. Ser parte da história da UTFPR é uma honra. Carrego comigo o aprendizado e os valores que essa Universidade me ensinou”, encerra o orador da turma de 2019, com o mesmo entusiasmo que marcou sua trajetória.

Reportar erro