Dia Mundial do Meio Ambiente

A Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos (CGRS), da UTFPR Londrina , está promovendo várias atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, por meio do VIII Ciclo de Palestras, evento realizado anualmente pela Comissão em alusão a esta importante data. A partir do tema “Restauração de Ecossistemas”, o mesmo estabelecido pela ONU neste ano para marcar ações e atividades de sensibilização no segmento, a Comissão promoveu duas oficinas, sendo uma para idosos e outra para crianças. Além dessas atividades, também realizou um bate-papo sobre compostagem domiciliar.
No dia 11 de junho, um grupo de idosos atendidos pela Secretaria Municipal do Idoso, teve a oportunidade de aprender fazer “Compostagem em casa em potes de sorvete”. Para introduzir a oficina, os integrantes da CGRS elaboraram um vídeo para compartilhar com os participantes explicando a temática do Dia Mundial do Meio Ambiente. Em um segundo momento, por meio de um encontro virtual, os idosos construíram uma composteira de pequena escala, orientados pelos estagiários a como montar e como conduzir a compostagem no dia a dia.
Crianças da comunidade acadêmica também puderam participar da programação, e no dia 12 de junho, na oficina “Filmeco com o Resildo”, os pequenos puderam ser instruídos sobre a temática e sua relevância a partir de trechos dos filmes "Procurando Nemo" e "Os sem floresta", momento que propiciou uma rica discussão e o registro por meio de desenhos que serão colocados em exposição no Instagram da Comissão.
No dia 15 de junho, em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente, foi realizado um “Bate-papo sobre Composteiras Domésticas” com seis convidados, os quais apresentaram diferentes maneiras de realizar a compostagem, seja por meio de leiras, potes de sorvetes, tambores, composteiras comerciais, caixas ou mesmo pelo processo da vermicompostagem. A iniciativa, que se mostrou bem produtiva, contou com a participação de 50 pessoas de 10 cidades de todo o Paraná.
A Profa. Tatiane Cristina Dal Bosco, presidente da CGRS, faz um agradecimento especial a todos os envolvidos e/ou participantes das atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, salientando que o tema proposto pela ONU neste ano representa um norte para reflexão, o qual nos leva a identificar “o quão afetados estão nossos ecossistemas e de como a restauração é desafiadora”. A docente ainda acrescenta que “muitos impactos podem ser suavizados, mas algumas perdas podem ser permanentes e não passíveis de reparação”, por isso o engajamento individual e coletivo na busca constante de hábitos mais sustentáveis e responsáveis, representa uma ação urgente. “As transformações que almejamos para o meio onde vivemos devem começar dentro da nossa casa”, complementa.
