Diretor-Geral institui Conselho do Campus Londrina
A UTFPR Londrina acaba de estabelecer o seu Conselho de Campus por intermédio da Instrução Normativa nº 1, de 27 de agosto de 2024. O documento, elaborado por uma comissão instituída pelo Diretor-Geral do Campus, Prof. Sidney Alves Lourenço, foi publicado hoje (28) no Boletim de Serviço Eletrônico, e objetiva propiciar uma gestão mais democrática e participativa ainda este ano.
O Órgão, vinculado à Direção-Geral do Campus e de caráter consultivo, terá representação de todos os segmentos da Comunidade Universitária: Técnicos(as), Docentes e Estudantes da Graduação e da Pós-Graduação.
Nesta perspectiva, a Comunidade passa a contribuir ainda mais nas decisões importantes que envolvem o cotidiano do Campus, podendo auxiliar no planejamento de todas as frentes que envolvem a gestão de ideias, recursos e estratégias, no âmbito das políticas de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e administração geral.
O Conselho será formado por membros eleitos e indicados, sendo que o Presidente será o Diretor-Geral do Campus, junto aos diretores de áreas (DIRGRAD, DIRPLAD, DIRPPG, DIREC) e Coordenadores do Recursos Humanos e da Tecnologia da Informação. Na categoria dos Técnico-Administrativos, 6 (seis) servidores farão parte desta delegação, sendo 5 (cinco) eleitos por seus pares e 1 (um) indicado pelo sindicato da categoria. Entre os Docentes, a representação será a mesma dos Técnicos, tanto em número quanto na forma de ingresso. Na categoria Discente, os integrantes do Conselho que, ao total, somam 5 (cinco) estudantes, se dividem em 3 (três) da Graduação e 2 (dois) da Pós-Graduação, todos indicados pelo órgão de representação estudantil do Campus Londrina.
De acordo com Diretor-Geral, a implantação deste Conselho concretiza uma das metas de sua gestão, uma vez que oportuniza à todas as categorias da comunidade universitária a participação nas discussões de pautas essenciais para o crescimento e o desenvolvimento do Campus. “Conhecer de perto os problemas, bem como as dificuldades e desafios encontrados na gestão de uma Universidade, frente à políticas externas governamentais e/ou crises econômicas e sociais, sem sombras de dúvidas, favorece proposições mais assertivas, eficientes e eficazes, para a administração”, destaca Lourenço.
Ainda neste semestre, será deflagrado o processo de eleição para a escolha dos membros deste Conselho. Mais informações serão divulgadas oportunamente.