Extensão

Publicado 9/15/2020, 5:22:53 PM, última modificação 9/15/2020, 5:36:50 PM
Idosos participam de Oficinas Online sobre Resíduos Sólidos e Sustentabilidade

A Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos, da UTFPR Câmpus Londrina, está com um novo projeto e, desta vez, o público alvo são os idosos atendidos pela Secretaria do Idoso de Londrina. A iniciativa, que prevê a realização de sete oficinas, de modo virtual, sobre “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”, faz parte dos projetos de extensão intitulados “Coleta Seletiva Solidária: da UTFPR Câmpus Londrina para a Comunidade" e "Compostagem em casa e na escola: oficinas e jogos".

A programação agregará o compartilhamento de informações e experiencias que envolvem a coleta seletiva em Londrina, a segregação dos resíduos, a compostagem, o descarte adequado de resíduos perigosos e o aproveitamento de resíduos para artesanato.

Nesta segunda-feira (14), foi realizada a primeira oficina. Para facilitar a participação dos idosos na capacitação, os estagiários da comissão entraram previamente em contato com cada participante inscrito (lista repassada pela Secretaria do Idoso), para orientá-los acerca de como acessar a plataforma (Chat do Facebook - Messenger) em que a oficina seria ofertada. Na oportunidade, as discussões circundaram as principais fontes de geração de resíduos, como reduzir sua geração, seus impactos e como segregá-los na fonte geradora, permitindo a correta destinação.

De acordo com a Profa. Tatiane Cristina Dal Bosco, presidente da referida Comissão, o intuito é levar o conhecimento e a experiência da Coleta Seletiva Solidária da UTFPR-LD para a comunidade e, também, em tempos de Pandemia, proporcionar um momento de diálogo e troca de experiências com os idosos, cuja recomendação do Ministério da Saúde é para que permaneçam em suas casas.

O isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, tem trazido impactos de ordem psicológica nos Idosos e pensamos que esta aproximação pode ajudá-los a enfrentar este momento tão desafiador pelo qual estamos passando”, destaca Dal Bosco, que também agradece, em nome da comissão, a parceira e o apoio da Secretaria do Idoso de Londrina e a acolhida por parte dos participantes.

Confira a programação:

  • 14/09 - Geração de resíduos sólidos, classificação e impactos dos resíduos sólidos;
  • 28/09 - Como fazer uma composteira doméstica e usar o material orgânico produzido;
  • 13/10  - Como fazer um vaso de plantas com materiais recicláveis;
  • 26/10 - Como destinar adequadamente alguns resíduos especiais como medicamentos, pilhas, lâmpadas fluorescentes, etc.;
  • 09/10 - Confecção de uma caixa organizadora utilizando materiais recicláveis;
  • 23/11 - Confecção de um nicho utilizando materiais recicláveis;
  • 07/12 - Confecção de uma guirlanda de natal utilizando materiais recicláveis.

 Mais informações com a Profa. Tatiane pelo e-mail tatianebosco@utfpr.edu.br.