Extensão

Publicado 5/7/2021, 10:36:47 AM, última modificação 5/7/2021, 10:46:55 AM
Comissão de Resíduos Sólidos promove mais uma Oficina Culinária ensinando a reaproveitar a casca da Banana

A Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos, da UTFPR Câmpus Londrina, promove amanhã, dia 08, às 14h, a oficina online de culinária: “Bolo de Banana com casca”, pela plataforma do Google Meet. A iniciativa visa promover a sensibilização quanto à possibilidade de uso de partes não convencionais de alimentos para a alimentação, evitando, assim, o desperdício e a geração de resíduos, além de promover um momento de diversão para as crianças e integração da família.

A Oficina destina-se às famílias, sendo necessária a presença de um adulto para auxiliar as crianças. As vagas são limitadas.

Os ingredientes necessários para a receita são:

- 4 bananas com casca
- 1/2 xícara de óleo de soja
- 4 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 3 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de achocolatado em pó
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de fermento em pó

Obs.: será necessário o uso de um liquidificador.

De acordo com a Professora Tatiane Cristina Dal Bosco, presidente da Comissão, o intuito é demonstrar como aproveitar esta parte do alimento, deixando de descartá-la como "lixo" e, ainda, obter benefícios de ordem nutricional. A receita, publicada no livro "Tópicos em Ciências e Tecnologia de Alimentos: resultados de pesquisas acadêmicas", foi testada pela estudante Caroline de Oliveira Galindo e as professoras Ana Flávia de Oliveira e Juliany Piazzon Gomes, do Curso de Tecnologia em Alimentos, da UTFPR Câmpus Londrina.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/bXR42LkDudaNjEHf9.

Toda a comunidade está convidada a participar. Mais informações nas redes sociais da Comissão: fanpage (https://www.facebook.com/coletaseletivasolidariald) ou Instagram (@coletaseletivautfprld).