Extensão

Publicado 5/31/2022, 8:49:58 AM, última modificação 5/31/2022, 5:09:34 PM
Projeto de Extensão realiza Inventário de Arborização para a cidade de Jataizinho

A presença de árvores nas ruas de uma cidade, seja na área urbana ou rural, representa qualidade de vida para toda a população de uma determinada região. Além de sombras frondosas, elas trazem beleza, renovam o oxigênio nas cidades, possibilitam uma quebra na temperatura, e minimizam, inclusive, os barulhos urbanos. No entanto, para que todos esses benefícios sejam atingidos, há de se ter um cuidado especial com as verdejantes, desde o ambiente onde estão plantadas até um acompanhamento periódico do seu desenvolvimento, de tempos em tempos. Alguns dos aspectos a serem verificados em um inventário de arborização, são: quais espécies estão presentes, onde há espaço para plantar uma nova árvore, como as copas das árvores se aproximam da rede elétrica, podas drásticas, ataques de pragas e insetos, entre outros.

Com esta missão e propósito, o projeto de extensão "Apoio a pequenos municípios para a elaboração do plano municipal de arborização urbana com ênfase no inventário", aprovado em 2020, coordenado pela Profa. Patrícia Carneiro Lobo Faria, do Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental, com o apoio da Profa. Lígia Antunes Batista, e que conta com 15 alunos voluntários, está sendo implementado desde o segundo semestre de 2021. A princípio, o levantamento das espécies e condições das árvores, foi feito na cidade de Ibiporã, e neste ano, a proposta está sendo replicada na cidade de Jataizinho.

As atividades consistem em idas a campo, aos sábados, para o Mapeamento de Árvores, incluindo sua localização, nome comum e científico, porte, altura, circunferência e estado fitossanitário. Após a digitalização das informações, a equipe de georreferenciamento (Profa. Ligia e um estagiário) gera um banco de dados georreferenciados, que permite a elaboração de mapas que ilustram a ocorrência das plantas e dos eventuais problemas ou locais para novos plantios. De acordo com a Profa. Patrícia, o inventário da arborização é uma parte essencial para elaborar o Plano Municipal de Arborização Urbana, que é um documento de gestão, exigido para municípios.

Para o próximo semestre, a expectativa do grupo é levar este projeto que reúne informações tão relevantes para o gestor de um município, para ser implementado também na cidade de Sapopema.

Mais informações podem ser obtidas com a Profa. Patrícia pelo e-mail patricialobo@utfpr.edu.br.

Reportar erro