IV SEA

Publicado 11/28/2018, 4:41:05 PM, última modificação 11/29/2018, 8:32:17 AM
Simpósio traz reflexões sobre a Formação de Professores

No último sábado (24/11), foi realizado a 4ª edição doSimpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios, evento promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) e de Ensino de Matemática (PPGMAT), da UTFPR Câmpus Londrina.

O simpósio teve como objetivo principal promover um ambiente fértil para a socialização e o debate de estudos realizados, ou em andamento, por pesquisadores de diversas ciências, brasileiros ou estrangeiros, interessados em qualificar o complexo processo da Educação Formal em nosso – e em qualquer – país na atualidade.

Na ocasião, também foi lançado o E-book do III SEA 2016, publicação digital gratuita que agrega a seleção dos melhores artigos apresentados na última edição deste evento.

O evento contou com a participação especial do Grupo de Dança da UTFPR Câmpus Cornélio Procópio, que realizou a apresentação de três danças. A palestra de abertura foi com a professora da UEL, Magna Natália Marin Pires,que pontuou algumas “Reflexões a respeito da Formação Inicial e da Formação Continuada de Professores”, propondo uma reflexão a respeito da importância da parceria entre professores em serviço e as instituições formadoras de professores. A docente também compartilhou experiências vividas em projetos de extensão e programas institucionalizados que viabilizam essa dinâmica, com vistas a possibilitar olhares diferenciados a respeitos de modelos, estratégias, materiais didáticos, instrumentos de avaliação, em busca de uma escola de qualidade.

A programação ainda contemplou a apresentação de pôsteres e comunicações orais. Marcando as atividades do período da tarde, o Coral do Câmpus, coordenado pelo servidor Adilson Aparecido Caetano da Silva (DEOFI), fez a sua primeira apresentação. Formado por servidores e alunos, o coral iniciou suas atividades no mês de julho deste ano e faz parte do plano de cultura do Câmpus Londrina. Os ensaios são realizados todas as terças-feiras, das 17 às 18h30, na sala K306, sob o comando da Maestrina Rebecca dos Santos Paulino (aluna da Engenharia de Materiais) e do Maestro Amauri Ornellas (aluno de Engenharia da Produção).