Parceria

Publicado 4/7/2021, 4:19:57 PM, última modificação 4/7/2021, 5:27:52 PM
UTFPR Câmpus Londrina é parceira no Projeto Ciência Pé Vermelho

A UTFPR Câmpus Londrina, por meio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), firmou uma parceria com o Projeto Ciência Pé Vermelho, uma proposta que nasceu no mês de fevereiro deste ano, com o objetivo de aproximar a comunidade londrinense das pesquisas que são realizadas na cidade e dos excelentes cientistas que trabalham nas instituições de pesquisa.

A iniciativa, que conta com o apoio de voluntários de docentes e estudantes de Pós-Graduação de várias instituições, foi idealizada pelo professor Eduardo Inocente Jussiani (UEL – Departamento de Física), a partir do projeto do festival Pint of Science, que ocorre na cidade no mês de maio, anualmente, desde 2018.

Com o mesmo viés de fomentar a divulgação científica entre pares, o projeto Ciência Pé Vermelho visa divulgar, diariamente, as pesquisas que estão sendo realizadas em Londrina e região. “E temos muito para mostrar e, principalmente, nos orgulhar!”, destaca Jussiani. Nesta perspectiva, as principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), serão utilizadas como “mural científico”, que apresenta e destaca os pesquisadores, os eventos, os projetos e os conhecimentos gerados em todas as instituições de pesquisa de Londrina.

Periodicamente, todas as notícias de ações ou pesquisas que podem agregar informação ou novos conhecimentos científicos, serão enviadas como sugestão de pauta ao portal de notícias “Ciência Pé Vermelho”, por meio da Assessoria de Comunicação do Câmpus Londrina, a partir deste mês.

Para o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Edson Fontes, esta parceria veio na hora certa, em um momento que a formação de redes entre as Universidades e Instituições de Pesquisas nunca se mostrou tão promissora, em vários aspectos, possibilitando a valorização da Ciência como força motriz de desenvolvimento local, regional, e até nacional, em um país que clama pelo estabelecimento de uma cultura voltada para o compartilhamento de resultados de pesquisas. “Ficamos gratos por ter a oportunidade de veicular por meio deste importante projeto, tudo que a UTFPR Câmpus Londrina venha a produzir em termos de ações, projetos e pesquisas, de cunho científico. Fazer com que os conhecimentos aqui gerados sejam conhecidos e, assim, possam ser aplicados em prol do atendimento de demandas e necessidades da nossa sociedade, é a essência da missão de uma Universidade”, destaca o gestor.

Conheça mais sobre o Projeto Ciência Pé Vermelho: