Professores publicam artigo internacional que analisa a fixação de Herbicidas em Carvão Ativado de Grãos de Café
O professor Lucas Bonfim Rocha, do grupo de pesquisa SIPROS (@siprosresearch), do Campus Londrina da UTFPR, é coautor do artigo científico intitulado “Analysis and Simulation of Adsorption Efficiency of Herbicides Diuron and Linuron on Activated Carbon from Spent Coffee Beans (Análise e simulação da eficiência de adsorção dos herbicidas Diuron e Linuron em carvão ativado de grãos de café usados)”, que acaba de ser publicado pela editora MDPI (Fator de impacto: 3.0).
Em conjunto com os pesquisadores do Campus Campo Mourão, Luiz Eduardo Zani de Moraes, Felipe Augusto Olivo Marcoti, Marco Antônio Naves Lucio, Bianca Caroline da Silva Rocha, Adriano Lopes Romero, Evandro Bona, Ana Paula Peron, Osvaldo Valarini Junior, a pesquisa avaliou a adsorção de herbicidas, isto é, a sua fixação em duas categorias de carvão, o ativado a partir da borra de café e o ativado comercialmente.
Como resultado, a borra de café usada foi transformada em carvão ativado através do processo de calcinação. Na análise, a maior eficiência de remoção para diuron e linuron foi obtida usando o adsorvente ativado por cloreto de zinco, sendo 100% e 45%, respectivamente. Estudos cinéticos de adsorção mostraram que os modelos de pseudo-primeira e segunda ordem se ajustam aos dados experimentais, com a taxa de adsorção aumentando rapidamente em 60 min para as concentrações testadas.
Confira o artigo na íntegra: https://doi.org/10.3390/pr12091952.