Professores publicam artigo internacional que analisa a fixação de Herbicidas em Carvão Ativado de Grãos de Café
O professor Lucas Bonfim Rocha, do grupo de pesquisa SIPROS (@siprosresearch), do Campus Londrina da UTFPR, é coautor do artigo científico intitulado “Analysis and Simulation of Adsorption Efficiency of Herbicides Diuron and Linuron on Activated Carbon from Spent Coffee Beans (Análise e simulação da eficiência de adsorção dos herbicidas Diuron e Linuron em carvão ativado de grãos de café usados)”, que acaba de ser publicado pela editora MDPI (Fator de impacto: 3.0).
Em conjunto com os pesquisadores do Campus Campo Mourão , Luiz Eduardo Zani de Moraes, Felipe Augusto Olivo Marcoti, Marco Antônio Naves Lucio, Bianca Caroline da Silva Rocha, Adriano Lopes Romero, Evandro Bona, Ana Paula Peron, Osvaldo Valarini Junior, a pesquisa avaliou a adsorção de herbicidas, isto é, a sua fixação em duas categorias de carvão, o ativado a partir da borra de café e o ativado comercialmente.
Como resultado, a borra de café usada foi transformada em carvão ativado através do processo de calcinação. Na análise, a maior eficiência de remoção para diuron e linuron foi obtida usando o adsorvente ativado por cloreto de zinco, sendo 100% e 45%, respectivamente. Estudos cinéticos de adsorção mostraram que os modelos de pseudo-primeira e segunda ordem se ajustam aos dados experimentais, com a taxa de adsorção aumentando rapidamente em 60 min para as concentrações testadas.