Home
/
Notícias
/
Londrina
/
Projeto Engenharia Solidária é parceiro no Cursinho Comunitário Pré-Vestibular do Vista Bela

Projeto Engenharia Solidária é parceiro no Cursinho Comunitário Pré-Vestibular do Vista Bela

Publicado 4/23/2024, 7:22:10 PM, última modificação 4/23/2024, 7:23:08 PM

O Projeto Engenharia Solidária, projeto de extensão do Campus Londrina da UTFPR, coordenado pela Profa. Lisandra Ferreira de Lima, do Departamento de Engenharia Química, é parceiro no Cursinho Comunitário Pré-Vestibular do Vista Bela, que retomou as atividades ontem, 22 de abril. As aulas estão acontecendo na Escola Municipal América Sabino Coimbra, no Residencial Vista Bela, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30.

O cursinho já existe desde 2018, entretanto, por conta da pandemia e algumas dificuldades estruturais, acabou retornando às atividade somente agora, depois de uma nova parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa coordenada  pela Educadora Social, Lua Gomes, é do Instituto Conexões Londrina, que executa ações da Central Única das Favelas (CUFA) em Londrina e região metropolitana.

A proposta visa capacitar interessados para o Vestibular, para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outras formas de acesso ao ensino superior, além do Encceja, prova de nivelamento para estudantes fora da idade escolar regular.

No que diz respeito às contribuições do Projeto Engenharia Solidária, a Profa. Lisandra destaca  que além da Profa. Nazira Hanna Harb, do Departamento de Matemática, quatro alunos se voluntariaram para participar da equipe de ensino, os acadêmicos Ana Maria Gama Polo, Fernanda Garcia e Gustavo Moreira de Brito, e uma egressa, Eliane Antunes Camargo, todos do curso de Engenharia Química.

Acredito muito na interação dialógica entre a sociedade e a universidade. Temos oportunidade de partilhar saberes e divulgar nosso campus e os cursos existentes. A proposta é empoderar mentes e construir futuros, além de apresentar todos os benefícios que torna a nossa Instituição um mundo diverso de oportunidades para todos que buscam uma transformação de vida”, destaca a docente.

Quem quiser ajudar de alguma forma o Cursinho, pode se candidatar para compor a equipe de ensino (Sala de Aula), administrativa (Secretariado) ou operacional (Organização dos materiais que serão distribuídos aos alunos). O tempo de dedicação às atividades serão convencionadas ao tempo que o voluntário dispuser para realizá-las.

Além disso, também podem ser doados livros que são leitura obrigatória para o vestibular da UEL: Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus (Ática); Histórias que os jornais não contam – Moacyr Scliar (L&PM); O rei da vela – Oswald de Andrade (Companhia das Letras); O seminarista – Bemardo Guimarães (domínio público); Niketche – Paulina Chiziane (Companhia das Letras); Torto arado – ltamar Vieira Junior (Todavia); Melhores poemas – Femando Pessoa (Global); Chove sobre minha infância – Miguel Sanches Neto (Record); e, Cartas chilenas – Tomás Antônio Gonzaga (domínio público).

Mais informações com Lua Gomes pelo fone (43) 99115-3182 ou pelo Instagram @conexoeslondrina.

· Com informações: @redelumedejornalistas e @portalverdade.oficial