Home
/
Notícias
/
Londrina
/
Protagonismo Estudantil

Protagonismo Estudantil

Publicado 12/13/2022, 10:30:10 AM, última modificação 12/13/2022, 10:41:57 AM
Árvores do Campus são mapeadas em Projeto de Protagonismo Estudantil

A acadêmica Elora Eduarda Camilo de Souza, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, da UTFPR campus Londrina, acaba de concluir o mapeamento das árvores plantadas na área interna do Campus Londrina. O projeto  “Por que conhecer as árvores do campus?”, orientado pelas professoras Patrícia Carneiro Lobo Faria e  Lígia Antunes Batista, que foi proposto em um edital de Protagonismo Estudantil, viabilizou o registro de informações sobre as árvores presentes no interior do Campus, tais como: nome comum, tamanho, necessidade de poda e o mapeamento da posição de cada uma.

De acordo a Profa. Patrícia, o levantamento das árvores existentes na área interna do campus, mais especialmente, próximo ao estacionamento, possibilitou um diagnóstico relacionado à saúde das árvores (presença de pragas), assim como a identificação da necessidade de poda de galhos, com vistas a melhorar a acessibilidade de pedestres ou facilitar o acesso às vagas de estacionamento. “Isso irá auxiliar na gestão das atividades relacionadas ao manejo das árvores e à segurança dos alunos e servidores”, destaca a docente.

Como produto final do trabalho, estão disponíveis um mapa on-line com informações sobre as plantas, bem como o banco de dados georreferenciado, a ser repassado aos dirigentes do Campus Londrina, no qual estarão registradas todas as informações levantadas. Novas fotos e informações poderão ser acrescidas ao banco de dados no decorrer do tempo. Além disso, existe a expectativa de afixar plaquinhas com QR Code nas árvores, para que qualquer pessoa possa acessar as informações sobre as plantas.

Reportar erro