Home
/
Notícias
/
Londrina
/
Servidor da UTFPR Londrina conquista prêmio nacional com tese de doutorado sobre holografia tocável

Servidor da UTFPR Londrina conquista prêmio nacional com tese de doutorado sobre holografia tocável

Publicado 9/12/2025, 9:27:37 AM, última modificação 9/12/2025, 9:34:45 AM

O analista de Tecnologia da Informação da UTFPR Londrina , Thiago Prado de Campos, recebeu o Prêmio Júnia Coutinho Anacleto de melhor tese de doutorado em 2025, concedido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) durante o Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2025), realizado em Belo Horizonte. O prêmio é a principal honraria nacional para recém doutores na área de Interação Humano-Computador (IHC).

A tese, intitulada “Uma tecnologia de avaliação da usabilidade e da experiência do usuário para soluções holográficas tocáveis”, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR, sob orientação da Profa. Natasha Malveira Costa Valentim (UFPR) e coorientação do Prof. Eduardo Filgueiras Damasceno (UTFPR).

A holografia tocável é uma tecnologia de realidade mista, um campo que combina elementos do mundo real com objetos virtuais interativos, em tempo real. Diferente da realidade virtual, que cria um ambiente totalmente digital, e da realidade aumentada, que apenas sobrepõe imagens ao mundo físico, a realidade mista integra e faz com que esses elementos virtuais pareçam parte do ambiente real.

Nesse contexto, a holografia tocável permite às pessoas interagir com hologramas no ar usando apenas as mãos, sem a necessidade de superfícies físicas ou controles tradicionais. Imagine, por exemplo, montar um quebra-cabeça em 3D cujas peças estão “suspensas” no espaço e podem ser movidas como se fossem objetos reais.

Apesar do crescimento das tecnologias imersivas, como realidade aumentada e realidade virtual, ainda havia uma lacuna na forma de avaliar a usabilidade e a experiência do usuário nesses ambientes. Para enfrentar esse desafio, Thiago desenvolveu o UUXE-ToH (Usability and User Experience Questionnaire for Touchable Holography), um questionário inovador que mede tanto aspectos objetivos (eficácia, eficiência, controlabilidade) quanto subjetivos (conforto, satisfação, prazer, estética, imersão e presença). A construção de um instrumento desse tipo vai muito além de simplesmente elaborar perguntas: é preciso garantir sua validade e confiabilidade por meio de métodos científicos, com análises estatísticas e múltiplas etapas de validação junto a especialistas e usuários.

A metodologia envolveu quase 300 participantes, distribuídos em três estudos distintos, que contaram tanto com especialistas quanto com usuários comuns e potenciais da tecnologia de realidade mista. As etapas presenciais foram realizadas em Londrina , Cornélio Procópio , Curitiba , Joinville, Ouro Preto e Brasília, garantindo diversidade de contextos e perfis avaliados. Para os experimentos, foram utilizados headsets de última geração — Meta Quest 2, Meta Quest 3 e Meta Quest Pro — equipamentos de referência mundial em aplicações de realidade mista e virtual.

A pesquisa contou com parcerias com laboratórios de referência, como o LARVA (UDESC) e o XR4Good (UFOP), além da colaboração internacional com o desenvolvedor do jogo Cubism, utilizado em parte dos estudos. Os resultados foram publicados em periódicos e conferências internacionais, fortalecendo o papel da UTFPR e da UFPR no cenário de inovação tecnológica e científica.

O questionário UUXE-ToH já está disponível gratuitamente para pesquisadores e desenvolvedores no site: https://uuxetoh.thiagotpc.com.

A tese completa pode ser acessada nos repositórios institucionais da UFPR e da UTFPR, assegurando ampla divulgação dos resultados à comunidade científica e à sociedade.

O Prêmio Júnia Coutinho Anacleto reconhece trabalhos que se destacam pela originalidade, rigor metodológico e impacto social, projetando a pesquisa brasileira em um campo estratégico para o futuro da interação humano-computador. A conquista reforça o compromisso da UTFPR com a inovação e com a construção de tecnologias que beneficiem a sociedade em áreas como educação, saúde, treinamento profissional e entretenimento.

Reportar erro