Home
/
Notícias
/
Londrina
/
Tok de Amor

Tok de Amor

Publicado 9/27/2019, 9:51:59 AM, última modificação 9/27/2019, 11:16:25 AM
ONG Tok de Amor nas comemorações dos 110 anos da UTFPR

Dentro das comemorações dos 110 anos da UTFPR, estão programadas várias atividades em todos os câmpus, que deverão ocorrer até o mês de novembro.

No câmpus Londrina, uma das ações é uma programação especial a ser realizada em uma ONG que desde 2013 atende pessoas com câncer e seus acompanhantes. Trata-se da ONG Tok de Amor, localizada a 130 metros do Hospital do Câncer de Londrina. As ações programadas pela UTFPR, irão ocorrer de 30 de setembro a 04 de outubro, e são abertas a todas as pessoas atendidas pela ONG e seus acompanhantes. São palestras, oficinas, apresentação teatral, dicas de maquiagem e outras atividades, a serem desenvolvidas no local por servidores e alunos da instituição, com o objetivo de levar um pouco de alegria, descontração e esperança a todos os que estão vivendo momentos difíceis por causa da doença.

Os trabalhos terão início no dia 30, às 9h, com a Palestra/Oficina “Alimentos que cuidam”. O objetivo da palestra é apresentar benefícios específicos de alguns alimentos no alívio de sintomas comuns aos tratamentos de câncer. Ainda no período da manhã, acontece uma Oficina de Expressão Corporal, para que os participantes conheçam um pouco mais sobre seu próprio corpo e o potencial que todos podem ter colocando em prática a imaginação.

Na terça-feira, ocorrerá um Momento com o Dunamis Pockets, ocasião em que será compartilhado com os presentes, mensagens de amor, refrigério e de encorajamento.

Quarta-feira, a partir das 9h, será a vez da Oficina “Rotulagem de Alimentos: o que ela nos informa?” Nesta Oficina, serão passadas dicas valiosas para que todos aprendam a “não comprar gato por lebre”, observando melhor os rótulos dos alimentos: a lista de ingredientes; os alergênicos – o que são e quais os cuidados a serem tomados; Tabela nutricional, para conhecer melhor o que está sendo consumido; e a Data de validade – “será que dá para comer?”...    

Na quinta-feira, dia 03, a partir das 8h30, haverá uma Oficina de Origami (dobradura) nível básico, uma arte secular capaz de estimularsentimentos de amor, paciência e criatividade, que acabam se refletindo na saúde de quem a executa. Na sequência, às 10h30, terá início uma outra Oficina muito interessante, sobre Aromatizador de Ambiente, com essências, para uso doméstico. Ainda no mesmo dia, das 13h às 15h30, as mulheres que estiverem na ONG certamente irão adorar a sessão de pintura das unhas, que tem justamente o objetivo de proporcionar momentos de descontração e melhoria na autoestima de todas.

Na sexta-feira, a partir das 10h30, será ministrada uma Oficina de Compostagem, durante a qual serão explicados os princípios básicos desta prática, e o passo a passo para se montar uma composteira doméstica,  procedimento que, além de trazer vários benefícios para o meio ambiente, gera um adubo orgânico rico em nutrientes, para ser colocado em hortas e jardins.

Na sexta-feira à tarde, uma sessão de beleza deverá dar “um up na autoestima” das mulheres presentes na ONG, com pintura das unhas, e dicas de automaquiagem e de cuidados com a pele. Porque uma mulher mais bonita e bem cuidada se sente mais forte para lutar pela vida.

Todas essas ações, visando tornar um pouco mais leve o momento vivido pelas pessoas que precisam de alento, denotam a preocupação de uma instituição que procura ir além de sua missão de oferecer ensino de qualidade, e reforçam o poder da UTFPR de fazer a diferença; de ser realmente uma “Universidade que transforma”.  

Reportar erro