Londrina
UTFPR Londrina marca presença na ExpoLondrina 2024
Equipe da Engenharia de Materiais conquista 1º lugar no Ideathon Integra Tech

Publicado 6/21/2024, 3:23:15 PM, última modificação 6/21/2024, 3:23:26 PM

A equipe Vanádio, formada cinco alunos do curso de Engenharia de Materiais do Campus Londrina da UTFPR, conquistou o 1º lugar no I Ideathon Integra Tech. A maratona, que foi realizada nos dias 14 e 15 de junho, foi promovida pela Governança IntegraQM (Químico e Materiais), da região de Londrina, em parceria com o SEBRAE Paraná e o SinquifarNP, a qual compôs a programação do IntegraQM, evento realizado na última terça-feira (18).

Nesta edição, o IntegraQM, trouxe para discussão os desafios enfrentados pelo setor químico e de materiais diante da inovação, tanto no Brasil quanto no contexto global.

Assertivamente, o projeto apresentado pela equipe vencedora composta pelos alunos Tiago Toloczko Ross, Lucas Yuji Santos Shimura, Davi Fontana Ricci, Felipe Pereira Ceciliano e Pedro Weiss Ricieri, propôs uma solução inovadora para as indústrias, a qual agrega Inteligência Artificial (IA) e machine learning para monitorar, por meio da captação de imagens e sistemas inteligentes, o uso correto dos EPIs.

A premiação em dinheiro, no valor de R$ 3 mil, foi entregue à equipe durante a realização do IntegraQM. A equipe Vanádio recebeu com surpresa a classificação e comemorou muito a conquista, haja vista que a solução criada por eles estava fora da área de atuação dos mesmos.

O Prof. Admilson Lopes Vieira, da Coordenação do curso de Engenharia Química e atual Presidente da Governança IntegraQM, relatou que o retorno da banca avaliadora foi muito positivo e que durante os dois dias de maratona, as equipes se debruçaram sobre os desafios do setor previamente levantados em um workshop e, com o apoio de mentores, buscaram ideias para solucionar os problemas apresentados pela indústria.

Ainda de acordo com Vieira, os objetivos dos eventos foram plenamente alcançados. Empresas, Instituições, Universidades, Profissionais e Pesquisadores do setor químico e de materiais, puderam discutir tendências no setor Químico e de Materiais nos âmbitos da transformação digital, inovação, liderança e gestão.

“Alunos e Professores dos cursos de Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Licenciatura em Química, participaram em massa da programação do IntegraQM, fazendo novas conexões, adquirindo e trocando novos conhecimentos”, destacou Vieira. “A satisfação foi geral”, complementou o docente.

O Diretor-Geral do Campus Londrina, Prof. Sidney Alves Lourenço, e o Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Prof. Marcos Massaki Imamura, também prestigiaram o IntegraQM.

Reportar erro