Eleição no Couni: Publicada relação de candidaturas registradas para Direção-Geral
A Comissão Eleitoral de Escolha (CEE), instituída pelo Conselho Universitário da UTFPR (Couni) para organizar a eleição formal dos diretores e diretoras-gerais de campi, publicou, nesta segunda-feira, dia 14, a relação de candidaturas homologadas para os cargos. A sessão para a escolha dos próximos dirigentes está marcada para o dia 25 de abril.
Ao todo, foram registradas 13 candidaturas: Thiago Gentil Ramires (Campus Apucarana ), Roberto Ribeiro Neli (Campus Campo Mourão ), Alexandre Rômolo Moreira Feitosa (Campus Cornélio Procópio ), Guilherme Alceu Schneider (Campus Curitiba ), Paulo Daniel Batista de Sousa (Campus Curitiba ), Marina Celant de Prá (Campus Dois Vizinhos ), Paulo Júnior Varela (Campus Francisco Beltrão ), Marcelo Henrique Granza (Campus Guarapuava ), Admilson Lopes Vieira (Campus Londrina ), Claudio Leones Bazzi (Campus Medianeira ), Neimar Follmann (Campus Pato Branco ), Abel Dionizio Azeredo (Campus Ponta Grossa ), Adriana Maria Meneghetti (Campus Santa Helena ). O Campus Toledo é o único que não participa desta consulta, pois o mandato do atual diretor-geral terá vigência até o fim deste ano.
A solicitação de inscrição é uma exigência do edital que regulamenta o pleito no Couni, seguindo orientações próprias, conforme o regulamento debatido e aprovado no colegiado máximo da instituição. A interposição de recursos quanto ao deferimento das candidaturas deve ser feita até as 17h do dia 15 de abril. As orientações sobre os procedimentos dos recursos estão disponíveis na página da CEE.
As candidaturas homologadas passarão por escolha no Colégio Eleitoral, composto por membros do Couni presentes à sessão extraordinária de votação. O conselheiro que seja, ao mesmo tempo, candidato em quaisquer dos campi, deverá declarar-se impedido de compor o Colégio Eleitoral; sendo convocado para a sessão de eleição o respectivo suplente.
No último dia 10, entidades representativas dos três segmentos da comunidade acadêmica — servidores docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes — organizaram uma consulta informal; e, no dia 23, ocorrerá a consulta no Campus Campo Mourão , além do segundo turno nos campi Curitiba e Londrina . Os resultados dessas consultas informais serão encaminhados aos membros do Conselho Universitário, que terão a prerrogativa de considerá-lo, levando em conta os nomes que se inscreveram para o processo formal conduzido pela CEE. Trata-se, portanto, de consultas distintas: uma organizada pelas entidades representativas, de caráter informal, e outra formal, realizada pelo Colégio Eleitoral do Couni, conforme determina a legislação brasileira.