Criação do Conselho Estudantil fortalece a participação acadêmica no campus
A criação e implementação do Conselho Estudantil representa um marco para a comunidade acadêmica da UTFPR-PB, proporcionando um espaço coletivo de diálogo, planejamento e fortalecimento das organizações estudantis. Com 27 grupos ativos, o Conselho surge para tornar as demandas dos estudantes mais visíveis e atendidas de forma eficaz. Fazem parte do Conselho as seguintes organizações: DCE e Centros Acadêmicos, Associações Atléticas Acadêmicas, Empresas Juniores e de Prestação de Serviços, Equipes de Desenvolvimento Tecnológico, Organizações Estudantis Sociais de Voluntariado, Organizações Estudantis Sociais de Cunho Coletivo.
Organização e impacto do Conselho
Desde sua primeira reunião, em 19 de agosto de 2021, o Conselho tem desempenhado um papel fundamental na estruturação das organizações estudantis, inspirando-se em referências como a UNICAMP – Campus Limeira. Entre 2021 e 2024, foram realizadas 16 reuniões, com uma participação média de 70% das 27 organizações estudantis.
Na UNICAMP, a iniciativa foi criada para ajudar as organizações estudantis a conquistarem espaços físicos compartilhados, solucionando um problema semelhante ao enfrentado pela UTFPR-PB. Além disso, o Conselho da UNICAMP conta com um fundo da Reitoria para apoiar financeiramente as entidades estudantis, modelo que serviu de inspiração para o fortalecimento da participação estudantil na UTFPR-PB.
Principais temas discutidos no Conselho Estudantil
- Regulamentação das Organizações Estudantis (O.E.) – Criação de CNPJ, abertura de conta bancária e formalização.
- Orçamento e recursos – Planejamento e aplicação dos valores disponibilizados pelo campus para as O.E.
- Dificuldades e experiências das O.E. – Compartilhamento de boas práticas e desafios enfrentados.
- Formas de arrecadação de recursos – Estratégias para sustentabilidade financeira das O.E.
- Espaço compartilhado para as O.E. – Projeto em andamento no Bloco W para a criação de um espaço de coworking.
Aporte financeiro e distribuição de recursos
Desde 2021, foram destinados R$ 150.000 às organizações estudantis, com os valores distribuídos a partir de critérios estabelecidos pelo próprio Conselho, com apoio do Gabinete da Direção (GADIR). Entre os critérios estão:
✔ Número de atividades obrigatórias anuais das organizações.
✔ Número de alunos cadastrados e envolvidos nas ações.
✔ Número de cursos atendidos pela O.E.
✔ Participação e premiações em eventos de relevância nacional/internacional.
✔ Custos de inscrição em eventos para representantes das O.E.
Além de auxiliar na gestão financeira das organizações, o Conselho Estudantil desempenha um papel essencial na proposta de distribuição orçamentária do Programa de Apoio às Atividades Estudantis Extra Curriculares (PAAEEC), garantindo um uso estratégico dos recursos.
Impacto e futuro do Conselho Estudantil
Desde sua criação, o Conselho já realizou 16 reuniões, fortalecendo a transparência e a participação estudantil nas tomadas de decisão. Além disso, tem emitido pareceres sobre temas estratégicos enviados pela Direção-Geral, promovendo maior integração entre as O.E. e a comunidade acadêmica.
A UTFPR-PB segue comprometida em fortalecer e apoiar o Conselho Estudantil, garantindo que os estudantes tenham voz ativa na construção do futuro da universidade.