Destaque

Publicado 12/20/2023, 10:16:28 AM, última modificação 12/20/2023, 3:32:00 PM
Estudante da UTFPR Pato Branco faz história no Taekwondo Brasileiro e é bronze nos Jogos Pan-americanos 2023

Lucas durante os jogos Pan Americanos 2023; com o Reitor da UTFPR, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho; e com o diretor-geral do Campus Pato Branco, Gilson Ditzel Santos

O estudante do curso de Engenharia Civil da UTFPR Campus Pato Branco, Lucas de Krishna Ostapiv, representou bem o Brasil no Taekwondo, na categoria adulto até 80 kg, e conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos 2023, que ocorreram entre os dias 21 e 24 de outubro, em Santiago, no Chile.

 Lucas venceu na estreia o Jamaicano Brandon Sealey por dois a um, mostrando equilíbrio e superioridade técnica no combate. Nas quartas de final, teve um desafio duríssimo, enfrentando o estadunidense Nickolas C.J., vice-campeão mundial e atual medalhista de ouro do Pan.

Nessa luta, Lucas demonstrou concentração, estratégia e muita força de vontade ficando na frente do placar durante boa parte do primeiro round, mas não conseguiu superar o volume de luta do atleta dos EUA, perdendo a luta por dois a zero. Na disputa do terceiro lugar, ganhou do Nicaraguense David Robleto por dois a zero.

Com essa vitória, Lucas conquistou a medalha de bronze e passou a ocupar a 23ª posição no ranking mundial, tornando-se forte candidato para representar o taekwondo brasileiro nas Olimpíadas de Paris em 2024. Essa foi uma conquista inédita para o Taekwondo do sul do Brasil, levando o nome de Pato Branco, do Paraná, de Santa Catarina, da Marinha Brasileira e da UTFPR para o pódio do esporte americano.

O atleta garantiu a titularidade na Seleção Brasileira este ano, após ser campeão no Grand Slam de Taekwondo, que aconteceu no Rio de janeiro em fevereiro. Essa competição definiu a Seleção Brasileira para a temporada e vagas no Campeonato Mundial.

Dentre as principais conquistas de Lucas, pode-se citar que ele foi tricampeão Brasileiro (2017, 2018, 2019); campeão Pan-Americano universitário (2018); campeão do Chile Open (2019); atual titular da seleção brasileira (categoria 80 kg); bronze no campeonato Pan-Americano de 2021 e agora em 2023; além de bicampeão do Grand Slam de Taekwondo na categoria adulto até 80 kg (2020 e 2023).

O reitor da UTFPR, professor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, destacou, em suas redes sociais, o seu encontro com Lucas, em 17 de novembro, no Campus Pato Branco: “Uma honra para a UTFPR esta conquista internacional, a primeira de atletas da região sul do Brasil, nesta modalidade! Efusivos parabéns, caro Lucas, por esta vitória tão significativa, por representar tão bem o Brasil e por sua notável evolução no esporte, a cada dia. Foi também muito bom rever o seu pai, Prof. Dr. Fabiano Ostapiv, professor do Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica daquele campus (que já foi meu colega de DAMEC, em Curitiba). Agradeço ao Lucas por sugerir e permitir que eu segurasse a linda medalha no peito!

 Confira as notícias sobre o Lucas publicadas ao longo dos anos no site da UTFPR-PB: