Sisu
Deixe toda a documentação pronta para envio. Se for aprovado na 1ª chamada ou for convocado para classificação em outras etapas, você pode enviar os documentos em formato digital pelo sistema de matrículas on-line da UTFPR.
Veja quais são os passos para o processo.
📑 1. Reúna os documentos
Antes de qualquer coisa, é bom verificar qual é a documentação exigida. Para isso, selecione a sua modalidade de inscrição a seguir:
a) Ampla concorrência
- A0: Não Cotistas
b) Cotistas
Renda bruta familiar per capita de até 1,5 salário mínimo*
- L1: Ensino médio na rede pública + Renda dentro do limite*
- L2: Ensino médio na rede pública + Renda dentro do limite* + Autodeclaração de pretos, pardos ou indígenas
- L9: Ensino médio na rede pública + Renda dentro do limite* + Com deficiência
Independentemente de renda
- L5: Ensino médio na rede pública
- L6: Ensino médio na rede pública + Autodeclaração de pretos, pardos ou indígenas
- L13: Ensino médio na rede pública + Com deficiência
Também não esqueça de ver os modelos de declaração, quando necessário.
📲 2. Digitalize os documentos
Depois de separar a documentação, você deve digitalizar, por meio de um scanner, aplicativo ou até a câmera de um celular. O importante é ter o documento inteiro com a imagem nítida, que dê pra ler todo o conteúdo, sem cortes.
💾 3. Salve os arquivos
Digitalizou e dá para ler tudo direitinho? Agora é só salvar e reunir em um único arquivo os documentos relacionados no formato PDF. Se ficar na dúvida, consulte o item 1 deste post.
Não Cotistas
- A0: Documentacaoacademica.pdf
Cotistas:
- L1: Documentacaoacademica.pdf + DocumentacaoRenda.pdf
- L2: Documentacaoacademica.pdf + DocumentacaoRenda.pdf + DocumentacaoPPI.pdf
- L9: Documentacaoacademica.pdf + DocumentacaoRenda.pdf + DocumentacaoPCD.pdf
- L5: Documentacaoacademica.pdf
- L6: Documentacaoacademica.pdf + DocumentacaoPPI.pdf
- L13: Documentacaoacademica.pdf + DocumentacaoPCD.pdf
💻 4. Envie a documentação
Entre na Plataforma de Matrículas da UTFPR, com CPF e número de inscrição no Enem. Aceite os termos referentes à documentação. Confira seus dados e faça o upload da documentação em PDF referente a sua modalidade.
Atenção! Apenas pressione o botão “Salvar” depois de conferir se está tudo ok. Após esta ação, não dá mais para fazer alterações ou substituições. Então, aparece uma tabela com a “Situação da Documentação Enviada”. Aí é só aguardar o resultado da análise.
(Veja o vídeo explicativo)
🔍 5. Acompanhe o resultado da análise de documentos
Se tiver algum documento faltando, você tem o prazo do cronograma para complementação. Depois desta etapa, acontece a análise final. Caso encontre alguma inconsistência, entre com recurso nas datas indicadas no cronograma.
✅ 6. Faça a confirmação on-line
Se a sua documentação foi aceita, parabéns! Agora é só confirmar a permanência na UTFPR e iniciar as aulas em regime remoto nas datas previstas.
Apenas quando houver as condições de segurança sanitária durante a pandemia da Covid-19, é que vai ser promovido o retorno ao modo presencial. Nesse momento, você deve trazer a documentação original para autenticação administrativa.
Caso você esteja aguardando as seleções para auxílios, acompanhe a página Tamojunto e os canais oficiais da UTFPR.
📧 Mais informações
Caso ainda tenha dúvidas sobre as matrículas, você pode encaminhar um e-mail para o câmpus escolhido.