Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
“Methodi Ordinatio na Era da IA Generativa” vira tema de livro

“Methodi Ordinatio na Era da IA Generativa” vira tema de livro

Publicado 6/24/2024, 4:35:48 PM, última modificação 6/24/2024, 4:36:14 PM
O lançamento da obra da Professora do Campus Ponta Grossa ocorreu na sexta (21) de junho.

O lançamento do livro técnico “Revisão Sistemática de Literatura: Methodi Ordinatio na Era da IA Generativa” foi um dos destaques da semana que passou. O evento realizado na sexta-feira, 21, teve como palco o Auditório Central do Bloco C, no Campus Ponta Grossa . A autora da obra, Regina Negri Pagani, é professora do Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção e Docente Titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O evento contou com a participação de pesquisadores, alunos e amigos da autora das cidades de Ponta Grossa , Guarapuava , Toledo , São Paulo, Atibaia, Curitiba e Maringá. A UTFPR foi representada por seu Diretor-Geral, Abel Dionizio Azeredo e pela Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rozane de Fátima Turchiello Gomez. O lançamento também contou com a presença de representantes de outras universidades, entre elas a UEPG, UNICENTRO, UNIOESTE e UEM.  

Foi conduzida pela anfitriã da noite a apresentação da equipe de pesquisadores e de alunos de iniciação científica que trabalham com o Projeto de Extensão Escrita Técnica. Na sequência foi apresentada a estrutura da obra e suas aplicações, abordando a inserção da Inteligência Artificial neste contexto e a importância de se trabalhar com esta ferramenta de forma adequada.

O lançamento foi encerrado com a sessão de autógrafos e recepção aos convidados. “Agradecemos a todos que puderam participar deste importante evento para a instituição e para a ciência no País”, comenta Pagani.

A obra

O livro técnico tem como objetivo compor arcabouços teóricos para pesquisas científicas utilizadas em artigos científicos, dissertações e teses, sendo resultado do trabalho de doutorado da pesquisadora. O principal tema do livro, a metodologia Methodi Ordinatio, já tem sido utilizada por pesquisadores em diversos países.

A obra contou com a participação de pesquisadores de renome que contribuíram em diversos capítulos. Entre os quais figuram o Dr. João Luiz Kovaleski, Dr. Luis Mauricio Resende, e Dr.ª Claudia Tania Picinin, da UTFPR; Dr. L.D. Bruno Pedroso e Dr. Celso Bilynkievycz dos Santos, da UEPG; Dr.ª Lílian Cristina Schreiner Módolo, da USP; e Dr. David Nunes de Resende, da Universidade de Aveiro, Portugal.

O livro conta com 248 páginas, sendo destinada a pesquisadores. Segundo a autora especialmente aqueles de mestrado e doutorado, que trabalham com pesquisa científica e dependem da construção de embasamento teórico relevante e atualizado. Os exemplares estão disponíveis em livrarias na Internet.

Reportar erro