Ponta Grossa
Período de Planejamento e Capacitação chega ao fim

Publicado 2/28/2024, 10:06:39 AM, última modificação 2/28/2024, 10:07:13 AM
A roda de conversas sobre “o estudante universitário de hoje” marcou o encerramento das atividades.

A roda de conversas com o tema “O estudante universitário de hoje, predominantemente da chamada geração Z e a aprendizagem” foi realizada na manhã de segunda-feira, 26 de fevereiro e marcou o encerramento das atividades do Período de Planejamento e Capacitação do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Esse momento contou com a presença de professores que atuam nas diversas áreas de ensino e buscaram aprofundar o debate sobre os usos das metodologias ativas nas mais diversas disciplinas, bem como em aulas práticas e teóricas.

O encontro foi moderado pelo Secretário de Licenciaturas e Bacharelados (SELIB), Felipe Mezzadri. A roda de conversas contou ainda com as presenças da professora Elis Regina Duarte e dos professores Wagner Eduardo Richter e Ednei Feliz Reis, que também atua como Secretário de Educação Profissional e Graduação Tecnológica (SEDUP).

Para Mezzadri a última atividade, mesmo ficando um pouco aquém das expectativas que se tinha de público, revelou-se extremamente enriquecedora e evidenciou um desafio significativo, quanto à atratividade dos cursos e disciplinas ofertados, a retenção dos alunos e da dinâmica de ensino na sociedade contemporânea.

“As abordagens pedagógicas que estamos explorando atualmente já não são tão inovadoras como possam parecer. Manter-se estagnado, ministrando as mesmas disciplinas da mesma forma há décadas, está resultando em consequências graves para o processo de aprendizado. Assim como em qualquer outra profissão, é essencial que os educadores estejam sempre atualizados. Precisamos dedicar mais tempo a essas atividades fundamentais, pois em algum momento a sociedade irá nos cobrar nossa relevância. Devemos nos adaptar à nova realidade”, avalia o responsável pela SELIB.

Iniciado no dia 1 de fevereiro o Período de Capacitação e Planejamento contou com uma rica programação. Os organizadores comemoram o bom êxito com a realização de 18 atividades, divididas em 6 oficinas, 4 palestras e 8 Rodas de conversa, que contaram com 161 inscritos previamente via sistema, mas alcançando a participação de 470 servidores durante toda a programação, que buscou debater temas de interesse para a todos servidores da universidade.

Professores e Técnicos administrativos puderam aprender mais sobre processos de compras, passaram por vários momentos em que se discutiu a inclusão e estratégias inovadoras para promover a autonomia e participação ativa dos alunos, além de contar com a presença de diversos profissionais renomados que trouxeram assuntos atuais para o debate.

Mezzadri destacou as valiosas contribuições recebidas ao longo de todas as atividades realizadas. “Vários nomes de professores foram sugeridos como colaboradores para essa nova abordagem, visando atualizar nossos cursos e disciplinas, para aqueles que quiserem”, enfatizou.

O Período de Planejamento e Capacitação do Campus Ponta Grossa foi organizado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-PG), com apoio dos diversos departamentos ligados a pasta e da Direção Geral do Campus (DIRGE-PG).

Conscientização e proteção dos cães comunitários

Um dos momentos marcantes do Período de Planejamento e Capacitação do Campus Ponta Grossa foi a Roda de Conversa com o tema "Conscientização e proteção dos cães comunitários do campus: Como entender e conviver", realizada no dia 22 de fevereiro, que contou com a presença de veterinário, advogado e ONG´s parceiras.

Isabele Futerko, Vice presidente da organização não governamental Grupo Fauna

Participaram desse momento de debate a médica veterinária, Erika Zanoni Fagundes Cunha, membro da Animal Behavior Society, da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, da Sociedade Brasileira de Etologia e que também atua no grupo de Direito Animal da Universidade Federal do Paraná, Isabele Futerko, vice-presidente da organização não governamental Grupo Fauna e a bacharel em direito, Isabella Godoy Danesi,vice-presidente da comissão de proteção e direito dos animais da subçesão OAB Ponta Grossa e fundadora da ONG Voz Animalista.

Reportar erro