Professora da UTFPR-SH participa de missão internacional na Colômbia
Entre os dias 03 e 13 de dezembro, a professora Gloria Patricia López Sepúlveda, docente do curso de Ciência da Computação e Diretora de Relações Empresarias e Comunitárias (DIREC), esteve nas cidades de Medellín e Pereira, na Colômbia, a fim de visitar a Universidade de Antioquia (UdeA) e a Universidade Tecnológica de Pereira (UTP).
As visitas fizeram parte de missão contemplada no Programa Embaixador da UTFPR, da Diretoria de Relações Interistitucionais (DIRINTER) da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC) e da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD). Esse programa tem a estratégia de promover a ampliação de parcerias com organizações internacionais, além da ampliação de acordos de dupla-diplomação, na graduação e pós-graduação, com instuições de ensino superior de outros países. No total, 14 missões de 11 campi da UTFPR estão sendo realizadas, sendo duas do Campus Santa Helena .
O objetivo das visitas da professora Patricia foi o de estabelecer canais para a colaboração entre a UTFPR-SH e as instuições UdeA e UTP, com foco na dupla diplomação e mobilidade acadêmica discente e docente. Ademais, entender o contexto educacional onde as instituições estrangerias UdeA e UTP estão inseridas, visando promover e/ou propor estratégias de compartilhamento de práticas educacionais e o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa, inovação e extensão com a UTFPR; ampliando mutuamente a visibilidade internacional das instituições, em particular na América Latina.
A próxima etapa será realizada até março de 2025, quando serão elaboradas as propostas de ações junto aos Professores Responsáveis pelas Atividades de Internacionalização (PRA-Int) dos cursos de Agronomia, Ciência da Computação e Ciências Biológicas.