UTFPR-SH realiza cerimônia de inauguração do NORTE e entrega de obras de infraestrutura
Na tarde da segunda-feira, 12 de maio, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Santa Helena (UTFPR-SH) realizou a solenidade de inauguração do NORTE (Núcleo de Referência em Tecnologias Espaciais) e a entrega das obras de pavimentação interna do campus e do almoxarifado de reagentes. O evento aconteceu no Bloco E e contou com a presença de autoridades, servidores, estudantes e representantes das instituições parceiras.
O projeto do NORTE é fruto de uma parceria estratégica entre a UTFPR-SH e a Itaipu Binacional. A iniciativa teve início com a assinatura do convênio em abril de 2023 e tem como marco principal a instalação de uma estação do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). Essa infraestrutura permitirá o desenvolvimento de pesquisas aplicadas em geotecnologias, beneficiando diretamente ações voltadas à segurança hídrica, conservação ambiental e desenvolvimento regional.
Durante a cerimônia, também foi celebrada a entrega oficial das obras de pavimentação interna e do almoxarifado de reagentes do campus, realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Helena . A obra contemplou drenagem, pavimentação, paisagismo, acessibilidade, iluminação das vias internas e reforma do almoxarifado. A contrapartida da UTFPR envolve o desenvolvimento de projetos educacionais com a rede municipal de ensino, além da cessão de espaços físicos para atividades pedagógicas.
No total, os investimentos nas duas iniciativas somam R$11 milhões, fortalecendo significativamente a infraestrutura e o papel da UTFPR no desenvolvimento regional e na formação de profissionais qualificados.
A frente de honra da solenidade foi composta pelo reitor da UTFPR, Everton Ricardi Lozano da Silva; o representante da Itaipu Binacional, Cleber de Souza; a diretora-geral da UTFPR-SH, Arlete Beuren; o prefeito de Santa Helena , Clademar Maraskin; o diretor superintendente da FUNTEF-PR, Jorge Luiz de Sá Riechi; e o ex-prefeito Evandro Miguel Grade.
“Eu acho que esses investimentos que foram feitos na universidade foram muito importantes e com certeza nós vamos trabalhar juntos e fazer muito mais investimentos”, declarou o prefeito de Santa Helena , Clademar Maraskin.
A diretora-geral do Campus Santa Helena , Arlete Beuren, destacou que foram “dois convênios complexos em termo de execução”. Em parceria com a prefeitura, “foi viabilizado, além da avenida, vários acessos aos blocos que nós tínhamos. Não foi só a pavimentação. Foi drenagem, acessibilidade, paisagismo, iluminação e também a reforma de uma sala para o Almoxarifado de Reagentes Químicos, que nós não tínhamos ainda na universidade”, completou.
A diretora ainda destacou a relevância do convênio com a Itaipu. “O NORTE, que é discutido desde 2021, tem como objetivo a instalação do pilar geodésico aqui no campus. Nesse convênio, incluímos também a construção do bloco que vai viabilizar as pesquisas vinculadas aos dados da estação aqui de Santa Helena que, somada às estações de Guaíra e Foz do Iguaçu, contemplam toda a região lindeira ao Lago de Itaipu.”
“Eu não tenho dúvidas de que essa parceria vai render muitos frutos” declarou o reitor da UTFPR, Everton Lozano da Silva. “Esta obra vai trazer muito conhecimento, muita pesquisa, muitos projetos de extensão, muita formação de recursos humanos. Contribuindo com a nação brasileira com os dados aqui gerados", complementou.
Após os pronunciamentos das autoridades, foi realizado o descerramento da placa comemorativa, seguido por um café e visita às instalações recém-inauguradas.