Projetos em andamento

Publicado 8/10/2023, 9:54:04 PM, última modificação 4/24/2024, 4:40:26 PM

1- Construção de objetos de aprendizagem com programação intuitiva e inteligência artificial na Plataforma GenIA

A inteligência artificial vem sendo tema de estudos e debates tanto na sociedade quanto na comunidade acadêmica. Sua inserção em processos educacionais se inclui nestas discussões e o presente projeto busca contribuir para compreensões sobre esta temática a partir do uso de uma plataforma criada para a construção de objetos de aprendizagem que faz uso de programação intuitiva e inteligência artificial, chamada GenIA. Ao combinar objetos de aprendizagem, programação intuitiva e inteligência artificial, a plataforma GenIA oferece recursos interativos e tem potencial para promover um aprendizado diferenciado e personalizado, além de desenvolver habilidades na área de programação e do pensamento computacional. Em busca de compreender como a plataforma GenIA pode impactar em processos educacionais, propõe-se uma pesquisa que vise a responder a seguinte questão: que possibilidades pedagógicas se abrem ao implementar e treinar os algoritmos de uma plataforma para construção de OA de que faz uso de programação intuitiva e IA? O objetivo principal é implementar a plataforma GenIA e treinar os algoritmos de inteligência artificial, em busca de identificações e compreensões relativas a quais as possibilidades pedagógicas exploradas pelos usuários durante o seu uso. A pesquisa será suportada por duas metodologias que se complementam, a Pesquisa em Design Educacional e o Processo de Software por Prototipação. A metodologia de Pesquisa em Design Educacional será utilizada para a implementação da plataforma GenIA junto a professores de Matemática, estudantes de Licenciatura em Matemática e estudantes do ensino médio. Ao usar a plataforma, estes grupos também contribuirão para o treinamento dos algoritmos de inteligência artificial, numa metodologia de Processo de Software por Prototipação. Espera-se, como resultados, compreender as possibilidades que podem ser exploradas no ensino e aprendizagem de Matemática quando se usam plataformas como esta, bem como melhorar a acurácia dos algoritmos nela implementados. A principal contribuição para a área será disponibilizar uma tecnologia inovadora que possibilite a inserção da IA em processos educacionais, num ambiente que agregue novas formas de exploração do pensamento computacional e de programação intuitiva por fluxogramas. Projeto contemplado no Edital Universal - CNPq.

2- Desenvolvimento de uma plataforma para a criação de OA de Matemática, assistida pela programação intuitiva e inteligência artificial

A inserção de novas tecnologias digitais nos processos educacionais demanda estudos aprofundados e pesquisas que busquem compreender o seu impacto. No caso particular da Matemática é importante conhecer como elas interferem na construção do conhecimento matemático e podem ser utilizadas de modo a contribuir com os seus processos de ensino e de aprendizagem. Entre estas tecnologias, os objetos de aprendizagem (OA) estão ocupando espaço de destaque e, neste panorama, o projeto aqui apresentado propõe a construção de uma plataforma para a criação de OA de Matemática, assistida pela programação intuitiva e inteligência artificial. A metodologia utilizada será a pesquisa em design educacional, segundo a qual devem ser desenvolvidas as fases preliminar, de prototipagem e avaliação. O resultado esperado é a construção da plataforma, bem como a delimitação de um marco teórico sobre o impacto do uso de OA em atividades de Matemática. Os resultados do projeto poderão servir de base para a incorporação dos OA em atividades educacionais e para a formulação de políticas públicas relativas à sua criação, aquisição, disponibilização e uso em processos educacionais de Matemática.