Publicações conjuntas
– MORAES, A.; RIBEIRO, A.; BALBINO, R.; KALINKE, M. A. A Realidade Aumentada como uma possibilidade para o trabalho com Sólidos Geométricos. Revista ACTIO, 2024.
- RIBEIRO, A.; NAVARRO, E. R.; KALINKE, M. A. O uso do ChatGPT para resolver problemas matemáticos sobre grandezas direta e inversamente proporcionais. Revista Pesquisa Qualitativa, 2024.
- MATTOS, S. G.; KALINKE, M. A. EM BUSCA DE COMPREENSÕES SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PROGRAMAÇÃO INTUITIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Pesquisa Qualitativa, 2024.
- ZATTI, E. A.; KALINKE, M. A. PLATAFORMA GENIA: UMA PROPOSTA DE USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DA PROGRAMAÇÃO INTUITIVA NA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Revista Pesquisa Qualitativa, 2024.
- SILVA, S. S.; KALINKE, M. A. PERSPECTIVAS TEÓRICO-FILOSÓFICAS SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL À LUZ DE PIERRE LÉVY. Revista Pesquisa Qualitativa, 2024.
- KALINKE, M. A. Um perfil dos ministros da educação do Brasil no período da nova república. Revista Intersaberes, 2024.
- ALBERTONI, N. R. M.; KALINKE, M. A. Educação Matemática e a Robótica Educacional: os saberes de uma professora que ensina Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática (ReBECEM), 2023.
- SILVA, A. I.; MATOS, S. G.; OLIVEIRA, R. B.; MOCROSKY, L. F.; KALINKE, M. A. Possibilidades metodológicas mostradas no portal dia a dia educação na abordagem Scratch. Revista Intersaberes, 2023.
- GROS, G. F. S.; ALBERTONI, N. R. M.; SANTOS, E. O.; KALINKE, M. A.; TREVISAN, A. L. Relações teóricas possíveis entre Robótica Educacional, Educação Matemática e Escolas do campo. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 2022.
- MATTOS, S. G.; BALBINO, R.; KALINKE, M. A. TECNOLOGIAS DIGITAIS UTILIZADAS DURANTE A PRÁTICA DE DOCÊNCIA ON-LINE NA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Paranaense de Educação Matemática, 2022.
- ZATTI, E. A.; MATTOS, S. G.; BALBINO, R.; KALINKE, M. A. Una Propuesta para la Creación de una Plataforma Asistida por la Inteligencia Artificial para la Construcción de Objetos de Aprendizaje de Matemática. Revista Paradigma, 2022.
- SANTOS, E. O.; GROS, G. F. S.; ALBERTONI, N. R. M.; KALINKE, M. A. Abordaje cualitativo en la búsqueda de un contexto para la enseñanza de las matemáticas en conjunto con la robótica educativa: Ludobot y sus posibilidades pedagógicas en los primeros años de la escuela primaria. Revista Paradigma, 2022.
- SILVA, S. S.; STAVNY, F. M.; KALINKE, M. A. La inteligencia artificial en el contexto de la educación: el análisis de sus avances a partir de perspectivas teórico – filosóficas y de procesos educativos. Revista Paradigma, 2022.
- KALINKE, M. A.; MATTOS, S. G.; BALBINO, R.; As Tecnologias Digitais presentes nos produtos educacionais de Matemática na região sul do Brasil. Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática (RITECiMa), 2021.
- BALBINO, R.; KALINKE, M. A.; ZATTI, E.; MATTOS, S. G.; NESI, T.; MOTTA, M. S. Programação intuitiva: em busca de compreensões. Revista Perspectivas em Educação Matemática, 2021.
- KALINKE, M. A. O uso da robótica educacional em atividades de Matemática: o que dizem as dissertações do PPGFCET sobre esta temática. Revista ACTIO, 2021.
- STAVNY, F. M.; MATTOS, S. G.; BALBINO, R.; ZATTI.; KALINKE, M. A. Em busca de compreensões sobre utilização de recursos digitais na criação de objetos de aprendizagem de matemática. Revista Eletrônica de Matemática, 2021.
- RIBEIRO, A.; MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A. Percepções de professores de um curso de graduação em Matemática sobre a utilização de Objetos de Aprendizagem em suas práticas pedagógicas. Revista Paranaense de Educação Matemática, 2021.
- SANTOS, E. O.; GROS, G. F. S.; ALBERTONI, N. R. M.; KALINKE, M. A. Construtivismo e construcionismo no trabalho com robótica educacional: a vista de um ponto a partir do nosso ponto de vista. Revista Pesquisa Qualitativa – RPQ, 2021.
- MOTTA, M. S; KALINKE, M. A. Em busca de compreensões sobre os objetos de aprendizagem na educação matemática por meio de uma revisão sistemática de literatura. Revista Educação Matemática Pesquisa, 2021.
- DIAZ-URDANETA, S.; KALINKE, M. A.; Mapeamento crítico sobre Objetos de Aprendizagem elaborados com o GeoGebra na Latino-américa. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – Rematec, 2021.
- ALBERTONI, N. R. M.; GROS, G. F. S.; SANTOS, E. O.; KALINKE, M. A. Metodologias de Ensino de Matemática na Robótica Educacional: um mapeamento sistemático. Revista Novas Tecnologias na Educação, RENOTE, 2021.
- ROCHA, F. S. M.; LOSS, T.; ALMEIDA, B. L. C.; MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A.; O uso de Tecnologias Digitais no processo de ensino durante a pandemia de Covid-19. Revista Interacções, 2020.
- MATTOS, S. G.; ZATTI, E.; BALBINO, R.; MOCROSKY, L. F.; KALINKE, M. A. Uma análise de propostas de uso de tecnologias digitais na rede estadual do Paraná nos anos de 2015 a 2018. Revista Paranaense de Educação Matemática, 2020.
- GROS, G. F. S.; ALBERTONI, N. R. M.; SANTOS, E. O.; MOTTA, M.; KALINKE, M. A. O que revelam as pesquisas sobre o Ensino de Matemática realizado nas Escolas do Campo? Revista Brasileira de Educação do Campo, 2020.
- LOSS, T.; KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S; ROLKOUSKI, E. A reformulação de um Objeto de Aprendizagem de Matemática buscando melhorias na usabilidade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 2020.
- ZOPPO, B.; MOTTA, M. S.; PANOSSIAN, M. L.; KALINKE, M. A. Interação e motivação: o ensino de Matemática com um Objeto de Aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 2020.
- ELIAS, A. P. A. J.; ZOPPO, B.; KALINKE, M. A. Práticas inovadoras no trabalho com a disciplina de Matemática no Ensino Fundamental I: uma revisão sistemática. Revista Cadernos do Aplicação, 2020.
- RENAUX, C. D.; KALINKE, M. A.; MOCROSKY, L. F.; PANOSSIAN, M. L. Uma análise do uso de Objetos de Aprendizagem de estatística com acadêmicos de Pedagogia. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 2020.
- MOTTA, M. S.; BASSO, S. J. L.; KALINKE, M. A. Mapeamento sistemático das pesquisas realizadas nos programas de mestrado profissional que versam sobre a aprendizagem Matemática na Educação Infantil. Revista Actio, 2019.
- DIAZ-URDANETA, S.; KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S. A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA ELABORAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NO GEOGEBRA. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2019.
- DEROSSI, B.; KALINKE, M. A.; MOCROSKY, L. F.; MOTTA, M. S. Estratégias De Alunos Na Utilização De Objetos De Aprendizagem Na Lousa Digital Num Trabalho Com Álgebra. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, 2019.
- NESI, T. L.; KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S.; MOCROSKY, L. F. Objetos de Aprendizagem de Matemática: um panorama do que dizem alguns estudos no Brasil. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, 2019.
- SUCHECK, F.; KALINKE, M. A.; MOCROSKY, L. F.; MOTTA, M. S. UMA ANÁLISE DE PROJETOS CRIADOS NO SCRATCH COM BASE EM CRITÉRIOS CONSTRUTIVISTAS E ERGONÔMICOS. Revista Educação Matemática Pesquisa, 2019.
- SUCHECK, F.; LORENZETTI, L.; KALINKE, M. A. Aproximações entre Resolução de Problemas e Modelagem Matemática com o enfoque CTS. Revista Actio, 2019.
- NAVARRO, E. R.; KALINKE, M. A.; MOCROSKY, L. F.; MOTTA, M. S. O Uso da Lousa Digital em aulas de Matemática após formação continuada em uma escola pública. Revista Paranaense de Educação Matemática, 2019.
- DIAZ-URDANETA, S.; PEREIRA, L. R. N.; KALINKE, M. A. O Modelo TPACK como Metodologia para a Construção de Objetos de Aprendizagem com o GeoGebra. Revista Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, 2019.
- MOTTA, M. S., KALINKE, M. A., CURCI, A. P. F. Um produto educacional para orientar a criação de objetos de aprendizagem matemática no software de programação Scratch. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 2019.
- OBATA, J. Y.; MOCROSKY, L. F.; KALINKE, M. A. Tecnologias, Educação e Educação Tecnológica: heranças e endereçamentos. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2018.
- RIBEIRO, M.; KALINKE, M. A. Formas de utilização da lousa digital no ensino da Matemática em turmas do fundamental 1. Revista da Produção Discente, 2018.
- KALINKE, M. A.; DINIZ, C. S. A Percepção de Professores de Matemática Sobre a Lousa Digital. Revista Acta Scientiae, 2017.
- KALINKE, M. A.; MOCROSKY, L. F.; PANOSSIAN, M. L.; BANIN, E. S.; Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de Matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2017.
- RIBEIRO, M.; KALINKE, M. A.; SANTOS, L. M. Algumas possibilidades de apropriações da Lousa Digital por professores em sala de aula. Revista Educação, Formação & Tecnologias, 2017.
- KALINKE, M. A.; CAPPELIN, A. NAVARRO, E. R., RIBEIRO, M. Capacitando educadores municipais para o uso da Lousa Digital: um caso bem-sucedido. Revista Virtual On-line Ágora Educação, 2016.
- KALINKE, M. A.; SANTOS, L. M. O uso de multiambientes em trabalhos colaborativos. Revista Tecnologias na Educação, 2014.