Home
/
Pesquisa
/
Laboratórios Multiusuários
/
Laboratórios
/
Laboratório de Análises (LabAna)

Laboratório de Análises (LabAna)

Publicado 1/15/2020, 4:16:47 PM, última modificação 11/17/2021, 4:10:57 PM

O Laboratório de Análises (LabAna), da UTFPR-FB, tem como objetivo a prestação de serviços disponibilizando a sua infraestrutura de análise e apoio técnico qualificado de modo a contribuir e promover avanços nas pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas, atendendo as demandas da comunidade interna e externa, pública e privada, com o uso compartilhado de seus espaços e equipamentos específicos, atuando isolada ou em colaboração com outras instituições.

Os serviços prestados pelo LabAna à comunidade interna e externa à UTFPR são:

a) Análises quali e quantitativas de moléculas orgânicas polares ou pouco polares de baixa massa molecular ou peptídeos, que absorvam energia na região do ultravioleta e visível e sejam miscíveis em solventes como água, metanol ou acetonitrila por meio da técnica de Cromatografia a Líquido de Alta Performance (HPLC).

b)Caracterização de propriedades físicas (dureza, firmeza, resiliência, resistência ao corte, perfil de textura (TPA), extensibilidade e força de ruptura) em laticínios, carnes, panificação, confeitaria, filmes, géis, frutas e vegetais pelo uso de Texturômetro.

c)Análise quantitativa de substâncias químicas (que absorvam no visível e ultravioleta) contidas em amostras líquidas (ou dissolvidas) de matrizes ambientais, industriais ou de alimentos, por Espectrometria UV-Vis.

d)Análise quali e quantitativa de compostos orgânicos voláteis como hidrocarbonetos, álcoois, ésteres, aldeídos e cetonas extraídos de amostras sólidas, líquidas ou de material particulados, provenientes de matrizes ambientais (ar, água ou solo) ou industriais ou ainda amostras de alimentos Cromatografia a Gás (CG).

e) Análise quali e quantitativa de Sódio, Potássio e Lítio, em amostras de alimentos, de efluentes ou de água, ou ainda amostras extraídas de solo ou de material particulado do ar por Fotometria de Chama.