Equipamentos

Publicado 10/10/2019, 2:03:02 PM, última modificação 4/19/2022, 11:02:29 PM

1. Fotômetro de chama (Modelo B462, Micronal)

Leitor digital, com faixa de medição: Sódio (Na), Potássio (K) e Lítio (Li) de 0 a 100. Utilizado na quantificação simultânea desses elementos contidos em amostras de diversas naturezas.

2. Fotômetro de chama (Modelo 910M, Analyser)

Fotômetro de chama, marca Analyser, modelo: 910M. 

Equipamento para análise quantitativa de sódio e potássio e lítio de amostras líquidas de diferentes matrizes, que incluem análises clínicas e de alimentos, cerâmica, fertilizantes, cimento, bebidas, solo, água, entre outros. Equipado com acendimento automático operando com gás GLP. Permite leituras estáveis e reprodutíveis com volume de amostra de 6 a 8 mL/min.

3. Espectrofotômetro visível (Modelo 1105, Bel)

Espectrofotômetro de absorção molecular na região do Visível, Marca: Bel modelo: 1105

Permite a análise química de amostras líquidas.  Equipado com lâmpadas de tungsténio e sistema com feixe único. 01 porta amostra para cubeta com caminho ótico de 3,5 cm. Opera com faixa de medição 325 a 1000 nm e modo de leitura Absorbância, Transmitância e Concentração. Análises em comprimento de onda único com seleção manual.

4. Espectrofotômetro Ultravioleta - visível/ UV-Vis (Modelo IL-0082-Y-BI, Kasuaki)

Espectrofotômetro de absorção molecular na região do UV-Vis, Marca Kasuaki, modelo: IL-0082-Y-BI
Permite a análise química de amostras líquidas. Equipado com lâmpadas de tungsténio e deutério, sistema duplo feixe com ponto zero (branco) automático e porta amostra para 04 cubetas com caminho ótico de 3,5 cm.

Opera com faixa de medição 190 a 1100 nm, em diversos modos de leitura: Fotometria: Absorbância e transmitância; Análise quantitativa: Criação de curva padrão ou possibilidade de análise com curvas salvas; Cinética: Leitura cinética padrão e cinética em dois parâmetros; Análises por múltiplo comprimento de onda, por varredura.

Acompanha software para aquisição de dados que podem ser armazenados em computador e exportados. Saída USB e conexão com computador.

5. Agitador rotativo tipo Wagner (Modelo TE-160/24, Tecnal)

Utilizado no preparo de amostras que necessitem de agitação em modo rotativo a 360° para dispersão física do solo (agitação vigorosa com separação homogênea). Controle digital para rotação e tempo. Amplitude de agitação: 360°, Rotação: 0 a 60 RPM, Capacidade: 24 provas do tipo frascos Stohlmann. Marca: Tecnal, modelo TE-160/24.

6. Destilador de nitrogênio (Modelo TE-0364, Tecnal), com circulador de água

Utilizado para destilação de nitrogênio amoniacal, bases voláteis totais (BVT) e análise de nitrogênio/proteína pelo método de Kjeldahl.  Controle de temperatura analógico, painel de controle com indicadores visuais de aquecimento e nível da caldeira. Vidrarias com conexão tipo Kjeldahl com copo dosador e caldeira embutida com enchimento semi-automático. Capacidade de uma prova. Compatível com tubo micro de Ø25 x 250 mm. Capacidade de destilação: ±18ml/minuto. Marca Tecnal, modelo: TE-360

Banho ultratermostático:
Utilizado para promover aquecimento e refrigeração com temperatura controlada de líquidos, que permite otimização da condensação em alguns equipamentos, refrigerando condensadores dos tipos Soxhlet, Goldfish, evaporadores rotativos, reatores e refratômetros e promovendo sistemas de circulação fechada de água. Equipado com cuba de Inox com capacidade de 10 litros, faixa de trabalho de -10 ºC a 80ºC, e bomba para circulação de água.

7. Bloco digestor micro (Modelo SL-25/40, Solab Cientifica)

Usado no preparo de amostras sólidas por digestão ácida. Capacidade para 40 provas em tubos micro Ø25 x 250 mm. Faixa de temperatura de operação de 7 a 450ºC, com controlador de temperatura microprocessado e gabinete em aço inox 304. Marca: Solab Cientifica, modelo: SL-25/40.

8. Agitador eletromagnético de peneiras (Bertel) 

Utilizado para agitação eletromagnética de materiais particulados em peneiras granulométricas. Capacidade para 6 peneiras de 2 polegadas de altura, mais a tampa e o fundo. Desligamento automático com timer de até 30 minutos. Reostato para controle das vibrações, eletromagnético. Marca: Bertel

9. Mesa agitadora orbital (TE-145, Tecnal)

Utilizado para agitação orbital de Erlenmeyers e outros recipientes contendo amostras que necessitam ser agitadas para sua completa homogeneização. Promove agitação padrão, tipo orbital e homogênea em 176 Erlenmeyers de 125 mL, simultaneamente. Equipado com temporizador digital programável até 99:59 horas e desligamento automático ao término do tempo programado. Marca: Tecnal, modelo TE-145.

10. Espectrofotômetro de absorção atômica (SavantAA, GBC)

Espectrômetro de absorção atômica, com atomização por chama (FAAS), Marca GBC, modelo SavantAA.
Usado em análise elementar de amostras líquidas, via injeção manual. Equipado com queimador de ar-acetileno, sistema de duplo feixe e modo emissão de chama. Lâmpadas de catodo oco, que permitem a quantificação dos elementos As, Ca, Cd, Cr, Cu, Zn, Fe, Mg, e Pb em nível ppm, em diferentes tipos de amostras.

11. Estufa de aquecimento para secagem

Utilizada para secagem de material, vidrarias ou preparo de amostras. Faixa de trabalho de 10ºC a 300ºC com ajuste manual de temperatura com registro analógico.