Equipamentos

Publicado 10/10/2019, 2:03:02 PM, última modificação 7/12/2023, 1:32:01 PM

1. Espectrômetro de Absorção Atômica (ICE 3000, Thermo Scientific) - Equipamento aguardando Manutenção

O ICE 3500 é um espectrômetro de absorção atômica com dois compartimentos para atomização por chama e forno, amostrador automático para o forno de grafite, correção de fundo baseada no efeito Zeeman e um gerador de hidretos. Atualmente, a configuração do equipamento permite a determinação de Mg, Al, Ca, Cr, Mn, Fe, Co, Ni, Cu, Zn, As, Se, Pd, Cd, Sn e Pb.

2. Cromatógrafo Gasoso–Espectrômeto de Massa (GCMS QP2010 PLUS Shimadzu)

A cromatografia gasosa é umas das técnicas mais utilizadas na separação de compostos, voláteis e semi voláteis que são termicamente estáveis. O Sistema de cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas é composto pelo Cromatógrafo gasoso GC-2010, Detector de massas modelo QP2010 Plus. O gerenciamento e todo o controle operacional do equipamento é realizado pelo software GCMS Solution . O Cromatógrafo gasoso acoplado a espectrômetro de massas do tipo impacto de elétrons (70eV). Possui aquisição de dados SCAN/SIM - realiza medidas quantitativas e exploratórias no modo de varredura (SCAN) e medidas quantitativas no modo de Monitoramento de Íons Selecionados (SIM).

3. Cromatógrafo Gasoso com detector FID (GC-2010 Plus , Shimadzu)

Cromatógrafo gasoso com injeção manual. O sistema inclui injetor capilar split/splitless, detector de ionização por chama [FID] e controlador de fluxo e pressão automático.

4. Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (Flexar, Perkin Elmer)

A cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) é um método analítico de separação de compostos químico em solução por meio de colunas de separação que possibilitam a separação e identificação de substâncias. O HPLC Flexar possui detector ultravioleta visível fonte de luz com faixa de comprimento de onda: 190nm a 900nm. Medidas em 2 comprimentos de onda simultaneamente e coluna de fase reversa c-18.

5. Analisador Termogravimétrico (TGA-50, Shimadzu) e Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC-60 Plus , Shimadzu)

A termogravimetria é uma técnica na qual a variação da massa de uma amostra é determinada em função da temperatura e/ou tempo, enquanto a amostra é submetida a uma programação controlada de temperatura, possibilitando conhecer as alterações que o aquecimento provoca na massa da substância, e estabelecer a faixa de temperatura em que elas adquirem determinada composição química, começam a se decompor, perder umidade, oxidar, etc. O DSC-60 Plus é configurado para operar com sistema automático de resfriamento. Faixa de temperatura ambiente de - 140 a 600ºc. O módulo de termo gravimetria (TGA-50) opera na seguinte faixa: temperatura ambiente até 1000°C.

6. Analisador de sorção de gás (Novatouch LX2, QuantaChrome)

O analisador de sorção de gás possibilita a determinação da área de superfície BET e análises de volume e distribuição de poros. O Novatouch LX2 possui 2 estações de análise e quatro portas de preparação de amostra integradas.

7. Liofilizador (SL-404, Solab)

A liofilização ou criodessecação é um processo de desidratação a baixa temperatura onde uma amostra é congelada e, a pressão reduzida, a água é removida por sublimação. Por trabalhar a baixas temperaturas a qualidade do material desidratado é substancialmente superior àqueles obtidos convencionalmente. O SL-404 possui câmara de secagem em inox -condensador com capacidade > 0,5 kg de gelo ajuste/indicação de temperatura digital controle de temperatura microprocessado. 

8. Analisador de tamanho de partícula (DLS Litesizer 500, Anton Paar)

A técnica de espalhamento de luz ressoante permite a determinação do tamanho de partícula entre intervalos de nano a micrômetro. O equipamento Litesizer 500  inclui três ângulos de medição para o tamanho de partícula, além da possibilidade de medir o potencial zeta em baixa tensões com alta repetibilidade e precisão.

9. Espectrofotômetro de infravermelho (modelo Cary 630 FTIR, Agilent)  - Equipamento aguardando manutenção

A espectrofotometria de infravermelho é uma reconhecida técnica espectroscópica de analise que pode ser utilizada tanto no controle de qualidade rotineiro de processos quanto na elucidação de estruturas menos complexas. O Cary630 faz análises por dispersão em KBr, filmes finos e líquidos.  Opera entre 6300–350 cm-1, resolução de 2 cm-1.

10. Espectrofotômetro de absorção UV-Vis (Cary 60, Agilent)

Espectrofotômetro de uv/vis com software, acessório de porta cubetas para 18 posições (trocador automático), sistema termostatizado e banho de recirculação. Faixa espectral 190 a 1100 nm, largura de banda 1,5 nm. 

11. Espectrofotômetro de absorção UV-Vis-Near (Lambda 750, Perkin Elmer) Equipamento aguardando manutenção

Espectrofotômetro com duplo feixe e dois monocromadores que opera nas faixas de luz uv/vis e infravermelho próximo.

12. Incubadora BOD (411 D, Nova Etica)

Incubadora b.o.d. sem fotoperíodo 86 litros. Controlador digital microprocessado com sistema PID, resolução de 0,1°C, circulação forçada de ar que garante perfeita homogeneização da temperatura, temperatura regulável de -5°C a 60° C, estabilidade ± 0,5ºC a 40ºC.

13. Ultra purificador de Água (GEHAKA)

Ultrapurificador de água (sistema de purificação para obtenção de água ultrapura), destinado a obtenção de água denominada “ultrapura”, para uso em equipamentos de análise como espectrômetro de absorção atômica e cromatógrafo gasoso com espectrômetro de massa que exigem água de qualidade .

14. Super Computador

Computador com processador com 24 núcleos e 48 threads, clock base de 3.8 GHz e 4.5 GHz,  Memória RAM 128gb GB (8x16GB) tipo: DDR4,  placa de Vídeo (offboard) de  8GB GDDR6 256bits, com 2176 CUDA Cores, Placa-mãe que permite trabalhar em 4 canais (quad-channel), permitindo expansão até 256 GB de memória. Suporte a PCIe 4.0,  10 portas Gbps USB 3.2 e oito portas SATA 6 Gbps. Disco rígido interno 3,5" com capacidade de armazenamento de 2TB com tecnologia S.M.A.R.T. III (Self Monitoring Analysis and Report), e velocidade rotacional, de 7.200 rpm, com buffer de no mínimo de 64 MB. Interface SATA 3.0. Gabinete padrão Torre. Sistema de ventilação adequado para  funcionamento do equipamento por longas horas ininterruptas. Fonte ATX 1000w 80 plus gold, alimentação 110V a 220 VAC, 50-60Hz .  Watercooler com radiador de  240mm e duas ventoinhas de 120mm (dispostas lado-a-lado). Sistema operacional Linux.

15. Analisador de Fluorescência de raios-X (Epsilon 1, Malvern Panalytical)

O Epsilon 1 é um analisador de FRX por energia dispersiva, totalmente integrado, composto por um espectrômetro, computador embutido, tela sensível ao toque e software de análise. O Epsilon 1 é um instrumento de FRX de bancada, com ótimo desempenho, utilizado na análise de elementos primários e secundários e elementos-traço da tabela periódica, desde o sódio até o amerício. Pode ser utilizado na caracterização e análise de qualquer tipo de amostra em vários segmentos, como os de cimento, cosméticos, meio ambiente, alimentos, criminal, metais, revestimentos, mineração, minérios, nanomateriais, petroquímica, farmacêutica, polímeros etc.

16. Tensiômetro (modelo K6, Kruss)

O tensiômetro de força K6 é um instrumento manual robusto e confiável para medir a tensão superficial usando o método de Du Noüy. O anel de Du Noüy é feito de irídio e platina e fornece um resultado de tensão superficial rápido, fácil e preciso. Útil na caracterização de soluções de surfactantes ou diferentes tipos de solvente.