Avaliação Institucional

Publicado 7/24/2017, 11:50:11 AM, última modificação 4/26/2024, 8:30:22 PM

A Avaliação na UTFPR compreende um conjunto de ações, tendo como objetivo a apreciação sistemática dos processos que envolvem a comunidade de docentes, técnicos-administrativos, discentes e comunidade externa.

A autoavaliação institucional é planejada e desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação da UTFPR, em atendimento à legislação vigente, cuja composição, organização, competências e normas de funcionamento serão definidas em Regulamento Próprio, aprovado pelo Conselho Universitário.

Avaliação Institucional
Avaliação Interna
Avaliação Externa
  • Autoavaliação Institucional
  • Autoavaliação de Cursos
  • Enquetes para estudantes
  • Enquetes para servidores
  • Avaliação de Desempenho
  • Clima Organizacional
  • Ouvidoria
  • Relatório de Gestão
  • ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
  • Avaliação in loco
  • Indicadores de Qualidade da Educação Superior

 




RESULTADOS

Relatório de Autoavaliação
Relato Institucional
Relatório de Avaliação de Desempenho
Relatório de Gestão
Relatório de Ouvidoria

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. (Fonte: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade).

CPC

É o conceito que avalia o curso, em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).  
https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior/conceito-preliminar-de-curso-cpc

Conceito de Curso - CC 

é a nota atribuída a um curso por uma comissão de avaliadores do MEC, que se deslocam até a Instituição, analisam toda a documentação legal, o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, o Projeto Pedagógico do Curso – PPC, a estrutura física, entre outros elementos que possam garantir a qualidade do curso. Conceitos obtidos que são superiores a três, indicam qualidade satisfatória, sendo que os cursos são autorizados a funcionar.

Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado - IDD 

O IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem, como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado. (Fonte: http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores-de-qualidade/indicador-de-diferenca-entre-os-desempenhos-observadoe-esperado-idd).

É um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e está relacionada:

- à melhoria da qualidade de educação superior;
- à orientação da expansão de sua oferta;
- ao aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;- ao aprofundamento dos compromissos  e responsabilidades sociais das instituições de educação superior,      por meio da valorização da sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à           diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

MODALIDADES

AUTOAVALIAÇÃO     
   
Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada Instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro de autoavaliação institucional da CONAES.
 
AVALIAÇÃO EXTERNA 
Realizada por comissões designadas pelo INEP.

A avaliação externa tem como referências os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem, se orienta por uma visão multidimensional buscando integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva globalizada. 

Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades." (Fonte: Site do Inep).

 Assessores de Avaliação Institucional por Campus (ASAVI)

Apucarana                Rodrigo dos Santos Veloso Martins 
Campo Mourão       Lilian Caroline Xavier Candido
Cornélio Procópio   Vanderley Flor Da Rosa
Curitiba                     Thais Mariane Biembengut Faria
Dois Vizinhos           Patricia Franchi de Freitas 
Francisco Beltrão    Maici Duarte Leite
Guarapuava             Henrique Ajuz Holzmann
Londrina                   Paulo de Tarso Carvalho
Medianeira               José Airton Azevedo dos Santos
Pato Branco             Fabio Luiz Bertotti
Ponta Grossa           Gerson Ishikawa
Santa Helena           Giani Carla Ito
Toledo                      Rosangela Aparecida Botinha Assumpção

Reportar erro