Avaliação Institucional

Publicado 7/24/2017, 11:50:11 AM, última modificação 7/11/2025, 11:29:53 AM

A Avaliação na UTFPR compreende um conjunto de ações, tendo como objetivo a apreciação sistemática dos processos que envolvem a comunidade de docentes, técnicos-administrativos, discentes e comunidade externa.

A autoavaliação institucional é planejada e desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação da UTFPR, em atendimento à legislação vigente, cuja composição, organização, competências e normas de funcionamento serão definidas em Regulamento Próprio, aprovado pelo Conselho Universitário.

Avaliação Institucional
Avaliação Interna
Avaliação Externa
  • Autoavaliação Institucional
  • Autoavaliação de Cursos
  • Enquetes para estudantes
  • Enquetes para servidores
  • Avaliação de Desempenho
  • Clima Organizacional
  • Ouvidoria
  • Relatório de Gestão
  • ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
  • Avaliação in loco
  • Indicadores de Qualidade da Educação Superior

 




RESULTADOS

Relatório de Autoavaliação
Relato Institucional
Relatório de Avaliação de Desempenho
Relatório de Gestão
Relatório de Ouvidoria

ENADE

O
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. (Fonte: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade).

CPC

É o conceito que avalia o curso, em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).  
https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior/conceito-preliminar-de-curso-cpc

Conceito de Curso - CC 

é a nota atribuída a um curso por uma comissão de avaliadores do MEC, que se deslocam até a Instituição, analisam toda a documentação legal, o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, o Projeto Pedagógico do Curso – PPC, a estrutura física, entre outros elementos que possam garantir a qualidade do curso. Conceitos obtidos que são superiores a três, indicam qualidade satisfatória, sendo que os cursos são autorizados a funcionar.

Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado - IDD 

O IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem, como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado. (Fonte: http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores-de-qualidade/indicador-de-diferenca-entre-os-desempenhos-observadoe-esperado-idd).

É um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e está relacionada:

- à melhoria da qualidade de educação superior;
- à orientação da expansão de sua oferta;
- ao aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;- ao aprofundamento dos compromissos  e responsabilidades sociais das instituições de educação superior,      por meio da valorização da sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à           diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

MODALIDADES

AUTOAVALIAÇÃO     
   
Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada Instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro de autoavaliação institucional da CONAES.
 
AVALIAÇÃO EXTERNA 
Realizada por comissões designadas pelo INEP.

A avaliação externa tem como referências os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem, se orienta por uma visão multidimensional buscando integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva globalizada. 

Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades." (Fonte:
Site do Inep).

Reportar erro