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Consulta de Dados Individuais

Consulta de Dados Individuais

Publicado 11/22/2017, 11:50:34 AM, última modificação 11/22/2017, 2:36:03 PM
Conheça as formas de consulta a dados pessoais e funcionais individuais do servidor implementado nos Sistemas Corporativos da UTFPR e no SIGEPE do Ministério do Planejamento.

Os Sistemas Corporativos da UTFPR disponibilizam a Consulta Individual do Servidor que permite acessar os dados pessoais, dados funcionais, cadastro de dependentes, assentamento funcional e dados financeiros. Para acessar a funcionalidade, basta acessar os Sistemas Corporativos clicando no primeiro ícone na parte superior esquerda da tela, correspondente a Sistemas Gerais ().

Uma das consultas é relativa aos gastos com os planos de saúde e odontológico dos servidores que possuem os planos contratados, por meio da UTFPR (Unimed e Dental Uni). Estes dados são disponibilizados anualmente na opção “DIRF – Declaração Complementar” e podem ser utilizados para a declaração de Imposto de Renda. Já a Consulta Individual do Servidor possibilita acesso a:

- Dados pessoais: endereço, telefone e numeração de documentos pessoais registrados em nosso cadastro.
Dados funcionais: dados relativos à atuação do servidor na UTFPR, tais como regime de trabalho, data de ingresso, lotação, cargo, classe/ nível na carreira, função, etc. 
Dependentes: dependentes que constam no cadastro do servidor.
Assentamento: portarias emitidas para o servidor. 
Dados financeiros: ficha financeira do servidor, mês a mês (deve ser selecionado o mês no campo “Período”). 
Portfólio: módulo inativo. As informações destas consultas podem ser utilizadas para comprovação, por exemplo, em processos para o RSC e Promoção à Classe Titular.

O SIGEPE é um portal disponibilizado pelo Ministério do Planejamento em substituição ao SIAPEnet que possibilita consultar e alterar dados cadastrais. Além de oferecer notícias e informações direcionadas aos servidores federais, nele é possível consultar dados financeiros (tal como o contracheque e suas prévias, o comprovante de rendimentos para a DIRF e de diárias e passagens), programar e reprogramar férias, gerar senha de consignação para empréstimos descontados diretamente na folha de pagamento, declaração para financiamento de imóveis, opção ao Regime de Previdência Complementar (FUNPRESP), entre outras funcionalidades.

O acesso ao SIGEPE é feito no endereço eletrônico servidor.gov.br, clicando em “Sigepe/Serviços do Servidor” no menu à esquerda da página, depois em “Acesso Seguro” na parte superior da tela. Na página de acesso, clique em “Sou Servidor ou Pensionista e li as Instruções de Acesso” e entre com o CPF e a senha. Após, clique em “Serviços do Servidor” no alto da página. Observe que, diferentemente do SIAPEnet, o SIGEPE utiliza o CPF para acesso. A senha é a mesma que era utilizada para o SIAPEnet, porém no primeiro acesso o SIGEPE pode, eventualmente, solicitar a alteração para uma senha mais segura.

Para recuperar a senha, siga as instruções contidas no link “Precisa de Ajuda?”. Para alteração de dados pessoais, tal como endereço, telefones, raça/cor, entre outros, clique em “Dados Cadastrais”, depois em “Dados Pessoais” e no final da página em “Atualizar”. Este procedimento habilitará a edição do cadastro. Ao final, clique em gravar. Para atualizar dados que não podem ser alterados via SIGEPE, procure a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) do seu câmpus.