Integração de novos servidores
Descrição
Após a nomeação, posse e início de exercício, os servidores recém ingressados devem passar por um processo de integração na UTFPR. Este processo ocorre de duas maneiras:
- Mediante participação no curso de “Integração de Novos Servidores” disponibilizado no Portal Sophia da UTFPR: https://sophia.ct.utfpr.edu.br/
- Mediante participação nas ações desenvolvidas com a finalidade de integração, realizadas por cada Campus. Neste caso a comunicação ao servidor será realizada pela COGERH ou GADIR.
O curso de “Integração de Novos Servidores”, disponibilizado no Portal Sophia da UTFPR, deve ser realizado pelo servidor o quanto antes possível. A participação neste curso é obrigatória para fins de cumprimento das regras estabelecidas na Deliberação COUNI nº 13/2017, de 23 de junho de 2017, que aprova o Regulamento de Avaliação de Desempenho do Estágio Probatório dos Servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
O curso de “Integração de Novos Servidores” é realizado por meio da Plataforma Sophia da UTFPR, na modalidade online, possui carga horária de 20 horas e tem por objetivo oportunizar o conhecimento, de forma simples e objetiva, da estrutura organizacional e funcional da UTFPR-Reitoria e seus treze campus, bem como oportunizar o conhecimento de aspectos importantes das carreiras Técnico-Administrativa e de Professor do Magistério Federal no serviço público federal.
Conteúdo programático
Dentre os diversos temas abordados no curso de “Integração de Novos Servidores”, temos:
Gestão Institucional: A UTFPR e seus 13 Campi
- Vídeos institucionais
- Trajetória
- Missão Institucional
- Estrutura Universitária
- Organograma (Reitoria e Campi)
- Breve descrição de cada Campus
- Documentos Institucionais
Gestão de Pessoas
- A Gestão de Pessoas na UTFPR
- Cadastro de servidores
- Pagamento de servidores
- Desenvolvimento de Pessoas
- Movimentação de Pessoas
- Benefícios
- Temas Gerais
Previdência Complementar
- A Funpresp
- O Execprev
- Adesão
- Desligamento
Avaliações
- Estágio probatório
- Avaliação de desempenho anual
- Avaliação do docente pelo discente
Ética no Serviço Público
- Ética e código de ética
- Comissão de ética pública
- Denúncias
- Regime disciplinar
- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Após a nomeação, posse e início de exercício, os servidores docentes recém ingressados devem participar também do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente da UTFPR (PDPD), conforme Resolução nº 32/2019 - COGEP. O Programa tem como finalidade o aperfeiçoamento da prática docente, possibilitando a busca de alternativas às dificuldades que envolvem os processos de ensino e aprendizagem na Instituição. A gestão do programa é realizada pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) que oferta oito módulos de capacitação com temas diversos, conforme indicado na Resolução nº 32/2019 - COGEP. A participação neste curso é obrigatória para fins de cumprimento das regras estabelecidas na Deliberação COUNI nº 13/2017, de 23 de junho de 2017, que aprova o Regulamento de Avaliação de Desempenho do Estágio Probatório dos Servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
MÓDULO I - A Universidade e o Trabalho Docente 16h
MÓDULO II - Princípios Institucionais e Educação Tecnológica (16h);
MÓDULO III- A Educação na Contemporaneidade e suas demandas (16h);
MÓDULO IV- Relações profissionais na docência universitária (16h);
MÓDULO V - Educação e Trabalho 16h
MÓDULO VI - Metodologias e Didática no Ensino Superior (32h);
MÓDULO VII - Tecnologias e Prática Pedagógica (12h);
MÓDULO VIII - Planejamento de Ensino e Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior (32h).
O desenvolvimento de cada módulo se dará de forma híbrida, alternando ensino presencial e não presencial, podendo ser incluído outras temáticas de interesse institucional a serem definidas pela PROGRAD.