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Integração de novos servidores

Integração de novos servidores

Publicado 6/13/2023, 5:55:20 PM, última modificação 11/30/2023, 4:32:32 PM

Descrição

Após a nomeação, posse e início de exercício, os servidores recém ingressados devem passar por um processo de integração na UTFPR. Este processo ocorre de duas maneiras:

  • Mediante participação nas ações desenvolvidas com a finalidade de integração, realizadas por cada Campus. Neste caso a comunicação ao servidor será realizada pela COGERH ou GADIR.

O curso de “Integração de Novos Servidores”, disponibilizado no Portal Sophia da  UTFPR, deve ser realizado pelo servidor o quanto antes possível. A participação neste curso é obrigatória para fins de cumprimento das regras estabelecidas na Deliberação COUNI nº 13/2017, de 23 de junho de 2017, que aprova o Regulamento de Avaliação de Desempenho do Estágio Probatório dos Servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

O curso de “Integração de Novos Servidores” é realizado por meio da Plataforma Sophia da UTFPR, na modalidade online, possui carga horária de 20 horas e tem por objetivo oportunizar o conhecimento, de forma simples e objetiva, da estrutura organizacional e funcional da UTFPR-Reitoria e seus treze campus, bem como oportunizar o conhecimento de aspectos importantes das carreiras Técnico-Administrativa e de Professor do Magistério Federal no serviço público federal.

Conteúdo programático

Dentre os diversos temas abordados no curso de “Integração de Novos Servidores”, temos:

Gestão Institucional: A UTFPR e seus 13 Campi

  • Vídeos institucionais
  • Trajetória
    • Missão Institucional
      • Estrutura Universitária
        • Organograma (Reitoria e Campi)
          • Breve descrição de cada Campus
            • Documentos Institucionais

Gestão de Pessoas

  • A Gestão de Pessoas na UTFPR
  • Cadastro de servidores
  • Pagamento de servidores
  • Desenvolvimento de Pessoas
  • Movimentação de Pessoas
  • Benefícios
  • Temas Gerais

Previdência Complementar

  • A Funpresp
  • O Execprev
  • Adesão
  • Desligamento

Avaliações 

  • Estágio probatório
  • Avaliação de desempenho anual
  • Avaliação do docente pelo discente

Ética no Serviço Público

  • Ética e código de ética
  • Comissão de ética pública
  • Denúncias
  • Regime disciplinar
  • Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Após a nomeação, posse e início de exercício, os servidores docentes recém ingressados devem participar também do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente da UTFPR (PDPD), conforme Resolução nº 32/2019 - COGEP. O Programa tem como finalidade o aperfeiçoamento da prática docente, possibilitando a busca de alternativas às dificuldades que envolvem os processos de ensino e aprendizagem na Instituição. A gestão do programa é realizada pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) que oferta oito módulos de capacitação com temas diversos, conforme indicado na Resolução nº 32/2019 - COGEP. A participação neste curso é obrigatória para fins de cumprimento das regras estabelecidas na Deliberação COUNI nº 13/2017, de 23 de junho de 2017, que aprova o Regulamento de Avaliação de Desempenho do Estágio Probatório dos Servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

MÓDULO I - A Universidade e o Trabalho Docente 16h

MÓDULO II - Princípios Institucionais e Educação Tecnológica (16h);

MÓDULO III- A Educação na Contemporaneidade e suas demandas (16h);

MÓDULO IV- Relações profissionais na docência universitária (16h);

MÓDULO V - Educação e Trabalho 16h

MÓDULO VI - Metodologias e Didática no Ensino Superior (32h);

MÓDULO VII - Tecnologias e Prática Pedagógica (12h);

MÓDULO VIII - Planejamento de Ensino e Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior (32h).

O desenvolvimento de cada módulo se dará de forma híbrida, alternando ensino presencial e não presencial, podendo ser incluído outras temáticas de interesse institucional a serem definidas pela PROGRAD.

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