Admissionais
Só poderá ser empossado em cargo público aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo. O exame médico avaliará a capacidade física e mental do candidato para exercer as atividades do cargo público que irá ocupar, bem como os exames indicados no edital do concurso.
A avaliação médica considerará também os riscos inerentes às respectivas atribuições e o prognóstico de enfermidades apresentadas pelo candidato. Os critérios devem ser estabelecidos levando-se em consideração as atividades da função que o candidato pretende exercer, os riscos inerentes ao ambiente de trabalho e os critérios epidemiológicos, que podem apontar doenças responsáveis por licenças prolongadas, readaptações e aposentadoria precoce por invalidez.
O exame é realizado por um médico que emite, no término da entrevista, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que deverá ser apresentado no órgão do servidor.
Podem ser ouvidos peritos e especialistas em diversas áreas e consultados documentos técnicos atuais para melhor embasar a avaliação da capacidade laboral. O exame de investidura integra as ações de promoção à saúde. Este é o primeiro contato do candidato com o Serviço de Atenção à Saúde do Órgão, sendo uma ação integrada com as atividades de promoção em saúde, no sentido de acompanhar o futuro servidor, prevenindo os riscos de sua atividade laboral.
Atenção Servidor!
É necessário que você apresente, no dia da entrevista, seus documentos pessoais e exames originais solicitados. Os candidatos devem estar de posse de todos os exames, comprovantes e laudos médicos solicitados, no momento do exame médico admissional, sob pena de serem considerados inaptos ao cargo público pretendido.
O profissional responsável pela inspeção médica oficial poderá solicitar, mediante justificativa:
I - a repetição dos exames já apresentados;
II - a realização de exames não elencados nesta Portaria; e
III - a apresentação de parecer específico de médico especialista ou de outro profissional de saúde.
De acordo com a avaliação médica, o Médico Oficial pode considerar necessário solicitar novos exames e laudos, de modo que recomendamos aos candidatos que providenciem os exames padronizados neste documento com a maior antecedência possível, para que haja tempo de realizar eventuais novos exames/laudos solicitados dentro dos prazos legais.
Exames solicitados:
- Hemograma completo com contagem de plaquetas;
- Glicemia de jejum;
- Urina tipo 1 (EAS);
- Creatinina sérica;
- Colesterol total e triglicérides (lipidograma);
- AST (Transaminase Glutâmica Oxalacética - TGO);
- ALT (Transaminase Glutâmica Pirúvica - TGP);
- Raios X de tórax PA e perfil com laudo médico;
- Eletrocardiograma com laudo médico;
- Tipagem sanguínea ABO e fator RH
Exames complementares somente para candidatos acima de 50 (cinquenta) anos de idade:
1) PSA (homens);
2) Mamografia com laudo médico (mulheres);
3) Pesquisa de sangue oculto nas fezes – método imunocromatográfico (homens e mulheres).
Atestados
1. Cardiológico (levar eletrocardiograma);
2. Oftalmológico;
3. Psiquiátrico;
4. Otorrinolaringológico (somente para candidatos à docência).
Validades
Os exames mencionados terão validade se realizados até 60 (sessenta) dias antes da data de sua apresentação à inspeção médica oficial.
Os atestados ou laudos médicos de especialistas com validade de 180 (cento e oitenta) dias.
Os Atestados deverão ser emitidos por médicos das respectivas especialidades, em consulta com profissional habilitado de escolha do candidato e deverão estar em conformidade com os formulários específicos obtidos no link: https://portal.utfpr.edu.br/servidores/site/documentos/cadastro/atestado-de-saude-ocupacional/view
Importante!
- O candidato deverá trazer impresso no dia do exame de investidura o arquivo obtido por meio do link acima;
- O Questionário de Saúde, contido no arquivo, deve ser previamente preenchido pelo candidato;
- Os exames complementares básicos e demais documentos relacionados à inspeção médica oficial deverão conter, obrigatoriamente, a identificação precisa do candidato;
- Os exames e laudos originais deverão conter a identificação do profissional no respectivo conselho de classe;
- No caso de utilização pelo profissional de assinatura digital, esta deve ser passível de verificação da integridade e autenticidade;
- Ao final do exame, o médico preencherá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO e o candidato deverá entregá-lo ao RH para posse.