Ações
Semana do Meio Ambiente e Semana da sustentabilidade
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR realiza no primeiro semestre de cada ano uma série de eventos em alusão à Semana do Meio Ambiente. O objetivo é sensibilizar a comunidade interna e externa sobre a importância das ações de preservação do meio ambiente. Da mesma forma no segunda semestre de cada ano são realizadas ações de sensibilização e capacitação voltadas para temas de sustentabilidade.
A programação conta com diversas atividades organizadas pela Comissão Central UTFPR Sustentável por cada campus individualmente como cursos, palestras, atividades práticas e campanhas de conscientização. confira no link abaixo e corra para se inscrever!
Fique por dentro e participe!
Turma 2022 do curso de Gestão de Resíduos Sólidos
Em 2021, a Comissão Permanente do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UTFPR desenvolveu um curso online sobre Gestão de Resíduos Sólidos, com o propósito de capacitar a comunidade acadêmica, de modo a promover a melhoria contínua dos processos de gerenciamento de resíduos sólidos e promover a discussão da temática. Considerando o êxito obtido na primeira turma, estamos abrindo a turma de 2022.
Fique por dentro e participe! - Inscrições até 05/06/2022
Ações e resultados de 2020
1. Desenvolver Manual para os resíduos perigoso da UTFPR.
2. Desenvolver Manual para eventos sustentáveis.
3. Desenvolver proposta de ECOponto Solidário.
4. Desenvolver campanhas para eficiência energética; consumo de água; cuidado com o ambiente; alimentação saudável.
5. Inserir comunicação visual padronizada para os três coletores (orgânico, reciclável e rejeito) de resíduos na coleta seletiva.
6. Melhoria contínua no PGRS.
7. Diagnóstico da infraestrutura que demanda consumo de água, geração de esgoto e energia.
8. Incentivar a compostagem de resíduos orgânicos provenientes do restaurante universitário, em cada um dos câmpus.
Ações a serem implementadas
1. Desenvolver proposta para desenvolvimento de coletores novos e inovadores e inclusivos para cegos, que atualmente não conseguem participar da coleta seletiva de resíduos na UTFPR.
2. Desenvolver a gameficação dos coletores de resíduos da coleta seletiva (lixeiras falantes).