Home
/
Sistema de Bibliotecas
/
Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Publicado 9/18/2017, 11:30:47 AM, última modificação 9/10/2025, 7:15:46 PM

Consulta ao Acervo

  • Como saber se um livro está disponível?
    Consulte nosso
    acervo pelo seu computador, dispositivo eletrônico ou nos computadores disponíveis para Consulta ao Catálogo nas bibliotecas.
  • Onde localizo meu TCC, TCCE, dissertação, tese e/ou artigos?
    Acesse o
    RIUT. Trabalhos anteriores a 2011 estão disponíveis apenas em formato impresso e podem ser consultados no Pergamum.
  • Onde localizo as revistas da UTFPR?
    Acesse o
    PERI, o portal de periódicos científicos da Universidade.

Reservas

  • Como faço uma reserva de material?
    Depois de pesquisar o material no Catálogo do Pergamum, e constatar que todos os exemplares estão emprestados, clique na opção “Reserva”, na parte inferior da janela. Preencha as informações solicitadas lembrando de selecionar o volume desejado e a unidade de informação.
  • Onde retiro a obra reservada?
    No Balcão de atendimento da biblioteca ao qual o material pertence.
  • Qual é o prazo para retirar a obra reservada?
    Após o recebimento do e-mail de liberação, o prazo para retirada é de 24 horas.

Quem Pode Emprestar?

  • Sou da comunidade UTFPR, posso emprestar livros de outros câmpus?
    Sim. O usuário que estiver devidamente inscrito em uma das Bibliotecas, em situação regular e portar o crachá de identificação da UTFPR pode emprestar livros de qualquer outra Biblioteca da UTFPR via Pergamum, clicando em "solicitação de empréstimo entre campi" assim que encontrar o material.
  • Não sou aluno da UTFPR, posso emprestar livros para utilizar em casa?
    Usuários sem vínculo com a universidade podem somente consultar as obras na biblioteca. 
  • Sou ex-aluno, posso emprestar livros para utilizar em casa?
    Usuários sem vínculo com a universidade podem somente consultar as obras na biblioteca. 

Qual o horário de atendimento das bibliotecas?

Clique aqui e conheça o horário de atendimento de cada Biblioteca.

Doações e Publicações

  • Como eu faço para doar um livro para as bibliotecas da UTFPR?
    As doações são selecionadas pelos Bibliotecários, levando em consideração a Política de desenvolvimento de coleções da UTFPR
    . Leve o livro até o balcão de atendimento da Biblioteca do seu Campus e preencha o Termo de doação.

Plataformas e Repositórios

  • O que é PIAA?
    É o
    Portal de informação em acesso aberto da UTFPR, onde é possível encontrar a produção acadêmica da instituição em vários níveis. 
  • O que é RIUT?
    É o Repositório Institucional da UTFPR, utilizado para acessar a produção científica da UTFPR, ou seja, artigos publicados em periódicos ou em anais de eventos, avaliados por pares, teses e dissertações, livros e capítulos de livros, cujos autores/as sejam servidores/as ou acadêmicos/as da instituição.
  • O que é PERI?
    O Portal de Periódicos Científicos da UTFPR que objetiva disponibilizar em uma única fonte de acesso os Periódicos Científicos vinculados a qualquer Campus da Universidade.
  • O que é o Pergamum?
    Software que contempla as principais funções de uma Biblioteca, funcionando de forma integrada. Permite acesso on-line ao acervo das bibliotecas, renovação, consultas e outros serviços.
  • Consigo acessar o portal de Periódicos da CAPES de fora da Universidade?
    Sim. Acesse o
    Periódicos Capes e selecione Instituição e preencha seu login e senha institucionais.

Pendências, Multas e Extravio

  • Estou em débito com a biblioteca. O que devo fazer?
    Após devolver o material no balcão de atendimento, acesse as orientações completas sobre o pagamento da multa:

É obrigatório apresentar o comprovante de pagamento e a GRU em uma das bibliotecas da UTFPR, pois a baixa da multa não é automática. Não serão aceitos comprovantes de pagamentos por agendamento.
Informamos que possível continuar realizando empréstimos enquanto a multa não ultrapassar
R$ 10,00. Após esse valor ocorre o bloqueio do empréstimo. Ao final de cada semestre, acadêmicos em débito são bloqueados no sistema acadêmico. Mantenha regularizada sua situação na biblioteca.

  • Quais são os valores de arrecadação da Universidade (ex: multas, extravio de chaves, etc.)?
    Multa por dia de atraso na devolução de obra, em dias corridos: R$ 1,00
    Multa por dia de atraso na devolução de obra de consulta local e empréstimo especial, em dias corridos: R$ 10,00
    Multa por dia de atraso na devolução de chave de guarda-volume, em dias corridos: R$ 5,00
    Multa por perda de chave ou plaqueta de guarda-volume e de chave de sala de estudos: R$ 30,00 
  • Extraviei ou danifiquei um material da Biblioteca, como devo proceder?
    Nos casos de extravio ou dano de qualquer natureza que impeçam a devolução de obras emprestadas, o usuário deverá comunicar imediatamente o fato a biblioteca do seu Campus, que dará as orientações necessárias para providências cabíveis.
Reportar erro