Perguntas Frequentes
Publicado 9/18/2017, 11:30:47 AM, última modificação 9/10/2025, 7:15:46 PM
Consulta ao Acervo
- Como saber se um livro está disponível?
Consulte nosso acervo pelo seu computador, dispositivo eletrônico ou nos computadores disponíveis para Consulta ao Catálogo nas bibliotecas.
- Onde localizo meu TCC, TCCE, dissertação, tese e/ou artigos?
Acesse o RIUT. Trabalhos anteriores a 2011 estão disponíveis apenas em formato impresso e podem ser consultados no Pergamum.
- Onde localizo as revistas da UTFPR?
Acesse o PERI, o portal de periódicos científicos da Universidade.
Reservas
- Como faço uma reserva de material?
Depois de pesquisar o material no Catálogo do Pergamum, e constatar que todos os exemplares estão emprestados, clique na opção “Reserva”, na parte inferior da janela. Preencha as informações solicitadas lembrando de selecionar o volume desejado e a unidade de informação.
- Onde retiro a obra reservada?
No Balcão de atendimento da biblioteca ao qual o material pertence.
- Qual é o prazo para retirar a obra reservada?
Após o recebimento do e-mail de liberação, o prazo para retirada é de 24 horas.
Quem Pode Emprestar?
- Sou da comunidade UTFPR, posso emprestar livros de outros câmpus?
Sim. O usuário que estiver devidamente inscrito em uma das Bibliotecas, em situação regular e portar o crachá de identificação da UTFPR pode emprestar livros de qualquer outra Biblioteca da UTFPR via Pergamum, clicando em "solicitação de empréstimo entre campi" assim que encontrar o material.
- Não sou aluno da UTFPR, posso emprestar livros para utilizar em casa?
Usuários sem vínculo com a universidade podem somente consultar as obras na biblioteca.
- Sou ex-aluno, posso emprestar livros para utilizar em casa?
Usuários sem vínculo com a universidade podem somente consultar as obras na biblioteca.
Qual o horário de atendimento das bibliotecas?
Clique aqui e conheça o horário de atendimento de cada Biblioteca.
Doações e Publicações
- Como eu faço para doar um livro para as bibliotecas da UTFPR?
As doações são selecionadas pelos Bibliotecários, levando em consideração a Política de desenvolvimento de coleções da UTFPR. Leve o livro até o balcão de atendimento da Biblioteca do seu Campus e preencha o Termo de doação.
- Quero atribuir ISBN ou ISSN. Qual o procedimento a ser adotado?
Clique aqui e acesse a Ordem de Serviço 02 de 02/09/2016, em caso de dúvida entre em contato com a Editora da UTFPR pelo e-mail: editora@utfpr.edu.br.
Plataformas e Repositórios
- O que é PIAA?
É o Portal de informação em acesso aberto da UTFPR, onde é possível encontrar a produção acadêmica da instituição em vários níveis.
- O que é RIUT?
É o Repositório Institucional da UTFPR, utilizado para acessar a produção científica da UTFPR, ou seja, artigos publicados em periódicos ou em anais de eventos, avaliados por pares, teses e dissertações, livros e capítulos de livros, cujos autores/as sejam servidores/as ou acadêmicos/as da instituição.
- O que é PERI?
O Portal de Periódicos Científicos da UTFPR que objetiva disponibilizar em uma única fonte de acesso os Periódicos Científicos vinculados a qualquer Campus da Universidade.
- O que é o Pergamum?
Software que contempla as principais funções de uma Biblioteca, funcionando de forma integrada. Permite acesso on-line ao acervo das bibliotecas, renovação, consultas e outros serviços.
- Consigo acessar o portal de Periódicos da CAPES de fora da Universidade?
Sim. Acesse o Periódicos Capes e selecione Instituição e preencha seu login e senha institucionais.
Pendências, Multas e Extravio
- Estou em débito com a biblioteca. O que devo fazer?
Após devolver o material no balcão de atendimento, acesse as orientações completas sobre o pagamento da multa:
É obrigatório apresentar o comprovante de pagamento e a GRU em uma das bibliotecas da UTFPR, pois a baixa da multa não é automática. Não serão aceitos comprovantes de pagamentos por agendamento.
Informamos que possível continuar realizando empréstimos enquanto a multa não ultrapassar R$ 10,00. Após esse valor ocorre o bloqueio do empréstimo. Ao final de cada semestre, acadêmicos em débito são bloqueados no sistema acadêmico. Mantenha regularizada sua situação na biblioteca.
- Quais são os valores de arrecadação da Universidade (ex: multas, extravio de chaves, etc.)?
Multa por dia de atraso na devolução de obra, em dias corridos: R$ 1,00
Multa por dia de atraso na devolução de obra de consulta local e empréstimo especial, em dias corridos: R$ 10,00
Multa por dia de atraso na devolução de chave de guarda-volume, em dias corridos: R$ 5,00
Multa por perda de chave ou plaqueta de guarda-volume e de chave de sala de estudos: R$ 30,00
- Extraviei ou danifiquei um material da Biblioteca, como devo proceder?
Nos casos de extravio ou dano de qualquer natureza que impeçam a devolução de obras emprestadas, o usuário deverá comunicar imediatamente o fato a biblioteca do seu Campus, que dará as orientações necessárias para providências cabíveis.