Home
/
Blog da UTFPR
/
Entenda como a universidade pode contribuir com a sustentabilidade

Entenda como a universidade pode contribuir com a sustentabilidade

Publicado 9/24/2025, 6:21:20 PM, última modificação 9/24/2025, 9:51:15 PM
Saiba mais sobre a importância desse tema para a sociedade e como as atividades acadêmicas contribuem para um mundo mais sustentável

A sustentabilidade é um conceito que vem sendo cada vez mais valorizado nas organizações, principalmente naquelas que cumprem funções sociais, como é o caso das instituições de ensino. Por isso, as universidades realizam diversas ações e pesquisas a fim de promover atitudes sustentáveis e, com isso, contribuir para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade — do latim sustentare, que significa conservar, apoiar, sustentar, cuidar — é um termo bastante conhecido atualmente. Seu uso é comum na política de muitos países e empresas que buscam se posicionar como organizações comprometidas com o avanço da humanidade, considerando o impacto de suas ações no futuro do planeta Terra.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), sustentabilidade refere-se às ações que atendem necessidades atuais sem comprometer a capacidade de desenvolvimento pleno das gerações futuras. O conceito é composto por três pilares fundamentais que se relacionam entre si e são chamados de tripé da sustentabilidade, sendo eles:

  • Social: esse aspecto está ligado às pessoas e comunidades e visa promover a equidade social, o respeito aos direitos humanos e apoio às comunidades locais.
  • Ambiental: esse pilar corresponde ao compromisso com a preservação do meio ambiente, diminuição do impacto das ações humanas na natureza e responsabilidade em relação ao uso dos recursos naturais.
  • Econômico: o pilar econômico tem o intuito de garantir que, de forma ética, as comunidades e organizações tenham recursos materiais para se manter e se desenvolver. Muitas empresas relacionam esse eixo com a lucratividade das ações sustentáveis, ou seja, como ser sustentável pode aumentar o lucro dos donos e acionistas.

Esses três pontos fundamentais devem ser trabalhados em conjunto quando visamos a sustentabilidade. Se uma decisão faz com que algum desses eixos seja deixado de lado, provavelmente ela não é sustentável.

Atualmente, a sigla ESG (que significa Environmental, Social and Governance, ou  Ambiental, Social e Governança, em tradução livre) é utilizada em inúmeras empresas como um conjunto de medidas adotadas para avaliar e melhorar o desempenho das ações sustentáveis que elas realizam, seguindo a lógica dos três pilares da sustentabilidade.

O conceito de sustentabilidade também é importante para criação de políticas públicas e ações governamentais, e sua relevância vem crescendo ao redor do mundo no decorrer das últimas décadas, principalmente pelas notáveis consequências do aquecimento global na atualidade.

Um relatório publicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança no Clima (IPCC), uma das organizações referência em avaliações científicas relacionadas ao meio ambiente, mostrou dados alarmantes sobre as consequências da mudança climática. De acordo com o IPCC, com o aumento da temperatura do planeta, já é possível observar questões como a perda de biodiversidade, insegurança alimentar decorrente de secas, incêndios causados pelo aumento do calor e inundações ocasionadas pelo aumento do nível do mar. O relatório deixa claro que, se o aquecimento global não for combatido, esses problemas continuarão a aumentar. Porém ainda há chances de evitar piores quadros com iniciativas como a redução do uso de combustíveis fósseis — a principal causa da crise climática.

Sustentabilidade ontem e hoje

Antigamente, as sociedades eram predominantemente agrárias, utilizando-se dos recursos naturais principalmente por sobrevivência, e seu modo de vida tinha pouco impacto no ecossistema do planeta. Porém, com as revoluções industriais e o avanço do sistema capitalista, foram sendo demandados cada vez mais materiais e, para obtê-los, foram realizadas explorações massivas desses recursos. Com isso, durante muito tempo o meio ambiente foi danificado em prol da produção em massa e de uma promessa de evolução que viria através da utilização do potencial máximo dos recursos naturais. Até que, no século XX, o mundo passou por um momento de despertar da consciência ambiental que resultaria na Primeira Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 1972. A partir desse momento, muitos países firmaram um compromisso com o desenvolvimento sustentável a fim de reduzir os danos ao planeta e de frear alguns problemas ocasionados pela alta exploração dos recursos.

Um dos acontecimentos mais importantes para o debate sobre meio ambiente e sustentabilidade a nível mundial aconteceu em 1992 no Rio de Janeiro e é conhecido tanto por ECO-92 como por RIO-92. A conferência reuniu 147 países e resultou em avanços significativos na área, como, por exemplo, o documento Agenda 21, um plano de ação global para o desenvolvimento sustentável, e a consolidação dos três pilares da sustentabilidade.

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), um encontro internacional de líderes mundiais, pesquisadores, organizações e representantes da sociedade civil onde são discutidas ações de combate à mudança climática, também será realizada no Brasil, em novembro de 2025, 33 anos após a ECO-92.

Porém, mesmo após alguns avanços, a humanidade enfrenta grandes problemas decorrentes do mau uso dos recursos naturais, como eventos climáticos intensos, extinções de espécies em massa por causa da crise na biodiversidade, esgotamento de recursos e o crescimento da desigualdade social. 

Em meio a esses desafios, as universidades se mostram importantes aliadas na viabilização da sustentabilidade no Brasil ao formar indivíduos conscientes dos problemas socioambientais e desenvolver e divulgar produções científicas na área de meio ambiente e sustentabilidade.

A relação entre a UTFPR e a sustentabilidade: projetos e pesquisas

As universidades têm um papel fundamental na produção de pesquisas e ações de extensão que promovem a sustentabilidade no Brasil. Na UTFPR, este tema ganha maior relevância, pois a sustentabilidade é um dos valores da instituição, que tem como objetivo “assegurar  que  todas  as  ações sejam sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais e econômicas”.

Como meio de atingir esse ideal, a universidade conta com programas de pós-graduação focados na sustentabilidade e no meio ambiente, que produzem conhecimentos essenciais na formulação de ações sustentáveis. Um exemplo é o Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade, coordenado pelas professoras Rejane Barbosa e Denise Lange (substituta). No Campus Santa Helena, o projeto realiza pesquisas sobre os diversos ecossistemas regionais e ações que estimulam a educação ambiental. O programa já publicou inúmeros artigos científicos na área. Entre eles estão estudos que avaliam os indicadores de desenvolvimento sustentável no oeste do Paraná e outros relacionados à educação ambiental para povos indígenas e crianças. Além de estudos, houve também a produção de um documentário disponível no YouTube, no qual pesquisadores do programa acompanham espécies de peixes de água doce, uma das faunas mais ameaçadas atualmente.

Também é fundamental citar os projetos e as pesquisas realizados pela UTFPR que auxiliam no desenvolvimento sustentável da sociedade, como é o exemplo do projeto de extensão Água Mais. Uma das ações do grupo foi medir as condições da água em um córrego conhecido como “Ribeirão dos Mueller”, na Cidade Industrial de Curitiba , a fim de analisar a situação ambiental do arroio.

Os resultados preliminares do estudo indicaram a contaminação da água, o que sugere a existência de práticas não sustentáveis na região. Diante das pesquisas, o projeto de extensão realiza oficinas e palestras com o objetivo de conscientizar a população sobre as consequências da poluição das águas e dar direcionamentos de como preservar a natureza para que vivamos em harmonia e plenitude.

Leia também:


Entenda como as universidades podem contribuir para o desenvolvimento de regiões do Brasil em diferentes áreas de atuação


Outra iniciativa da universidade que possibilita diálogos e análises relacionados à sustentabilidade são os grupos de pesquisa. Neles, alunos e professores participam ativamente em estudos, fazendo conexão com o meio ambiente e sustentabilidade. Alguns exemplos de grupos de pesquisa nessa área são: Tecnologia e Meio Ambiente; Conhecimento e Sustentabilidade Organizacional; Conservação da Natureza e Educação Ambiental; Sistemas Produtivos Sustentáveis; entre outros. As produções realizadas através dos grupos de pesquisa são divulgadas por meio de periódicos e eventos, dessa forma passando o conhecimento à comunidade externa, conscientizando aqueles que entram em contato com a informação e alimentando novas ações voltadas para a conservação do meio ambiente.

Ou seja, a universidade se compromete com a sustentabilidade através do incentivo a projetos e pesquisas relacionados ao tema, da conscientização da comunidade interna e externa, das assistências estudantis e ações que visam diminuir a emissão de poluentes e o gasto desnecessário de recursos em seus processos internos.

Venha fazer parte da UTFPR e somar esforços na construção de um mundo mais sustentável!

A UTFPR está de braços abertos para receber novos alunos comprometidos com o desenvolvimento consciente da sociedade. Por isso, participe de nossos processos seletivos e integre essa comunidade!

No portal institucional você poderá saber mais sobre os valores que regem a universidade e ações sustentáveis realizadas aqui na instituição. Acesse e fique por dentro das novidades, editais e processos seletivos.





Reportar erro