Home
/
Blog da UTFPR
/
O papel da universidade no desenvolvimento regional

O papel da universidade no desenvolvimento regional

Publicado 8/29/2025, 6:18:31 PM, última modificação 9/1/2025, 3:39:27 PM
Entenda como as universidades podem contribuir para o desenvolvimento de regiões do Brasil em diferentes áreas de atuação

De acordo com um estudo realizado pela Academia Brasileira de Ciências, as universidades públicas são responsáveis por 95% das pesquisas no Brasil. Esse dado indica que muitas das inovações em áreas como a indústria, saúde, comunicação e meio ambiente são frutos do esforço e dedicação dos alunos e pesquisadores envolvidos nessas ações. Na maioria das vezes, a mudança começa na região em que a instituição de ensino e pesquisa está sediada, contribuindo diretamente no desenvolvimento desses locais.

O que é desenvolvimento regional?

O desenvolvimento regional é uma classificação que caracteriza as ações de desenvolvimento que ocorrem a partir de uma necessidade real dos cidadãos de uma região específica, podendo ser no âmbito econômico, social e ambiental. O Brasil, por exemplo, conta com uma Política Nacional de Desenvolvimento Regional, desenvolvida por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que tem como objetivo diversificar as atividades econômicas,  equilibrar as oportunidades de desenvolvimento no país e garantir a soberania nacional, reconhecendo as oportunidades em todas as regiões.

A UTFPR é uma universidade comprometida com a pesquisa e inovação. Por isso, desenvolve diversas ações que contribuem para uma melhora nas regiões onde está presente. Muitas dessas iniciativas estão relacionadas com os programas de pós-graduação, onde são realizadas atividades de pesquisa, ensino, extensão e inovação.

Meio ambiente e desenvolvimento sustentável

O meio ambiente e a sustentabilidade são conceitos que comumente andam juntos. Porém é importante entender seus significados e como eles interagem. Enquanto o meio ambiente corresponde ao conjunto de elementos físicos, biológicos, químicos e sociais que afetam a vida como um todo, incluindo a vida humana e suas dinâmicas, a sustentabilidade é a capacidade de resolver problemas atuais e promover uma vida digna às pessoas, sem que essas ações comprometam a qualidade de vida das próximas gerações.

Ações ligadas à sustentabilidade ambiental buscam promover a melhora da qualidade de vida em harmonia com a natureza da região. A maioria das inovações neste campo são desenvolvidas nas universidades e refletem diretamente nas comunidades em que as pesquisas ambientais são desenvolvidas.

Um exemplo disso é o conjunto de estudos realizados por pesquisadores da UTFPR e de outras instituições, que analisaram solos de diferentes regiões do Paraná. Os resultados mostram que o esterco pode substituir fertilizantes minerais, otimizando a produção agrícola em cultivos como milho, soja e trigo, quando usados na proporção adequada. O Paraná é um dos maiores produtores de esterco no país por conta da grande produção de proteína animal na região e o manejo correto e sustentável desses dejetos sempre foi um desafio para os produtores. Desta forma, essa pesquisa representa uma ação que contribui para o desenvolvimento regional sustentável do Paraná, no âmbito econômico e ambiental.

Desenvolvimento econômico e social

Você sabe qual a diferença entre igualdade e equidade?

No dicionário, a palavra igualdade é definida como o princípio de que todas as pessoas devem ter os mesmos direitos, deveres e oportunidades, sendo tratadas igualmente, sem distinção de cor, crença, gênero ou outra característica individual. Já a equidade é a consciência de que as pessoas têm necessidades diferentes dependendo do seu contexto socioeconômico e da região em que residem. Sendo assim, as políticas públicas devem considerar essas nuances e promover oportunidades de acordo com essas diferenças.

O Brasil possui muitas riquezas, porém a desigualdade ainda está presente em toda a extensão territorial do país. Para combater esse problema generalizado, muitas ações no campo do desenvolvimento econômico e social são produzidas, priorizando as comunidades em vulnerabilidade e promovendo a equidade de oportunidades.

A partir desta realidade, integrantes da UTFPR elaboram diversas pesquisas e projetos visando o desenvolvimento regional no âmbito socioeconômico. Como exemplo, há o projeto de extensão “Aplicação do conceito de cidade de 15 minutos ao Município de Pato Branco , PR”, que propõe aplicar a ideia de que a maioria dos moradores da cidade possam cumprir suas necessidades e atividades diárias em 15 minutos a pé ou de bicicleta. Essa ação promove uma maior qualidade de vida e levanta dados sobre mobilidade urbana que são importantes para basear políticas e atividades relacionadas a esse tema.

Programas de pós-graduação na UTFPR

A UTFPR oferece diversos cursos em diferentes níveis do ensino superior, e dentre eles estão os ofertados pelos programas de pós-graduação, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa, extensão, ensino e inovação por pesquisadores em nível de mestrado e doutorado. Esses programas geram produções acadêmicas em campos de estudo variados e possibilitam o desenvolvimento social em diversas áreas, como a saúde, educação, economia, cultura e meio ambiente.

Os programas de pós-graduação na UTFPR são divididos em dois tipos:

  • Pós-graduação acadêmica: tem como foco atividades de pesquisa teórica e produção científica e visa a formação acadêmica do aluno, direcionando-o para carreiras na área da docência ou pesquisa.
  • Pós-graduação profissional: tem como foco a formação de profissionais altamente qualificados para atuarem no mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades essenciais para a atuação do estudante no campo profissional.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, Michele Potrich, salienta que um programa de pós-graduação pode ser composto apenas por mestrado, apenas por doutorado ou por ambos os cursos. “Na UTFPR em Curitiba , por exemplo, tem o PPGCA, que é o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, que contempla o mestrado; o PPGSAU, Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental e Urbana, que contempla o moutorado; e tem o PPGTE, que é o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, no qual estão inclusos o mestrado e doutorado. E aqui foram apenas três exemplos”, explica Michele.

As vantagens de fazer parte da UTFPR e suas contribuições para o desenvolvimento regional

A UTFPR é uma universidade que busca viabilizar a produção de pesquisas e conhecimentos, fator que contribui, consequentemente, para o desenvolvimento regional no Paraná. Isso acontece através de ações que:

  • formam recursos humanos qualificados em nível de mestrado e doutorado que, muitas vezes, permanecem no estado e atuam em setores estratégicos;
  • geram pesquisas aplicadas às demandas regionais, estaduais, nacionais e internacionais, direcionadas a resolver problemas como manejo sustentável de cultivos, inovação industrial, tecnologias digitais, mobilidade urbana e energias renováveis;
  • firmam parcerias com empresas e setor produtivo, se destacando no desenvolvimento de pesquisas em colaboração com cooperativas, indústrias e órgãos públicos, desenvolvendo inovações, recursos para o estado e aumentando a competitividade regional;
  • promovem a integração de políticas públicas e arranjos produtivos locais, participando de iniciativas voltadas à inovação e contribuindo para o planejamento estratégico de setores-chave da economia paranaense;
  • difundem o conhecimento trabalhado na universidade, impactando positivamente as comunidades e participando ativamente no aumento do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) dessas cidades.

No portal institucional você poderá saber mais sobre nossos programas de pós-graduação e as ações que promovem o desenvolvimento regional. Acesse e fique por dentro das novidades, editais e processos seletivos.

Reportar erro