Últimos dias para realizar a Autenticação Administrativa de Documentos
O Departamento de Registros Acadêmicos da UTFPR Campus Francisco Beltrão (DERAC-FB) comunica que restam poucos dias para os alunos ingressantes no semestre 2025/2, realizarem o procedimento obrigatório de Autenticação Administrativa de documentos. A data limite é 30 de maio de 2025.
Caso o procedimento não seja realizado dentro do prazo estabelecido, o cadastro do aluno será bloqueado até que haja a regularização documental. O cadastro permanecerá bloqueado e o aluno poderá resolver a sua situação até o dia 10 de junho de 2025. A partir de 11 de junho de 2025, se a situação de regularização dos documentos persistir como pendente, o aluno será desligado da Instituição.
Sobre a Autenticação Administrativa
O que é?
É o ato de conferir a autenticidade dos documentos que foram enviados por meio digital no ato da matrícula.
O procedimento é obrigatório?
Sim, para todos os alunos ingressantes nos semestres 2025/1.
Observação: Não apenas os calouros são ingressantes: transferidos, reoptantes de curso, reingressantes no mesmo curso, reentradas no mesmo curso, entre outras situações relacionadas.
Quais documentos?
Providencie os documentos originais listados abaixo.
Observação: São 5 documentos obrigatórios a todos, e para os masculinos adiciona-se o certificado militar.
Documentação Pessoal
- Certidão de Nascimento ou Casamento.
- Documento de identificação.
Pode ser um dos seguintes documentos:
- RG - Registro Geral; ou
- CNH - Carteira Nacional de Habilitação; ou
- Outros (consulte o DERAC-FB). - CPF – Cadastro de Pessoa Física:
- Cartão físico; ou
- Dispensado, se constar no RG; ou
- Dispensado, se constar na CNH; ou
- Dispensado, se constar na Certidão de Nascimento. - Certificado Militar (obrigatório se masculino maior de 18 anos).
Pode ser um destes documentos:
- Certificado de Alistamento, nos limites da sua validade; ou
- Certificado de Reservista; ou
- Certificado de Isenção; ou
- Certificado de Dispensa de Incorporação.
Documentação Acadêmica
- Histórico Escolar do Ensino Médio
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio
- Dispensado, se constar junto ao histórico.
Como Fazer
Apresente a documentação original exigida no DERAC-FB. Para isso, faça o agendamento para atendimento presencial. Link para o agendamento: linktr.ee/deracfb
Compareça no DERAC-FB no dia e horário agendado, portando os documentos originais. Cópias não são aceitas.
Dúvidas
Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato com o DERAC-FB:
- Atendimento presencial (26/05 a 13/06/2025):
- Segunda-feira: 19h às 21h30
- Terça-feira: 09h30 às 12h - 13h30 às 17h
- Quarta-feira: 13h30 às 17h - 19h às 21h30
- Quinta-feira: 09h30 às 12h - 13h30 às 17h
- Sexta-feira: 09h30 às 12h - E-mail: derac-fb@utfpr.edu.br
- Telefone/Whatsapp: 46 3151-1207