Home
/
Campus
/
Campus Pato Branco
/
Avisos e destaques
/
Startup que mantém colaboração com Grupo de Pesquisas do Campus Pato Branco instala-se no Parque Tecnológico

Startup que mantém colaboração com Grupo de Pesquisas do Campus Pato Branco instala-se no Parque Tecnológico

Publicado 10/29/2025, 3:20:46 PM, última modificação 10/29/2025, 11:05:08 PM
Tecnologia biométrica da Infant ID aprimora identificação segura de bebês

Fruto de pesquisas desenvolvidas em parceria com o Campus Pato Branco da UTFPR, a startup Infant ID, especializada em tecnologias biométricas aplicadas à saúde, com foco na identificação segura de recém-nascidos, instalou-se oficialmente, no dia 06 de outubro de 2025, no Parque Tecnológico de Pato Branco. A iniciativa representa mais um avanço no fortalecimento do ecossistema de inovação do município e consolida Pato Branco como referência em desenvolvimento tecnológico com propósito social.

A empresa mantém uma colaboração permanente com o Grupo de Pesquisas em Biometria Neonatal da UTFPR, coordenado pelos professores Dalcimar Casanova,  Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC), Marcelo Teixeira e Luiz Southier, ambos do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), que desenvolvem estudos avançados em qualidade biométrica, envelhecimento de padrões digitais e inteligência artificial aplicada à identificação infantil. Em fevereiro deste ano, o Campus Pato Branco da UTFPR firmou um acordo de cooperação com a empresa Akiyama, fortalecendo o desenvolvimento conjunto de pesquisas na área de identificação neonatal por biometria.

O grupo conta ainda com parcerias com a Unioeste, FADEP (Afya), Hospital São Lucas, e a Michigan State University (MSU) – uma das principais referências mundiais em biometria. Essa rede de cooperação tem como foco o aprimoramento contínuo da tecnologia de identificação biométrica neonatal, buscando garantir qualidade crescente, precisão e segurança nos processos automatizados de reconhecimento e uso ético e seguro de tecnologias biométricas em ambientes hospitalares. O grupo atua tanto em pesquisa aplicada quanto em validações clínicas e no desenvolvimento de protocolos éticos e tecnológicos alinhados às políticas públicas de registro civil e proteção infantil.

Sobre a instalação da Infant ID no Parque Tecnológico

A chegada da empresa foi formalizada por meio do Termo de Aditamento nº 02/2025 ao contrato celebrado entre o Município de Pato Branco e a Akiyama S.A. – Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos e Sistemas, permitindo o compartilhamento do Laboratório Industrial do Parque Tecnológico com a sua spin-off Natosafe Tecnologia da Informação S.A., razão social da Infant ID.

O ato de assinatura contou com a presença do prefeito municipal Géri Dutra, do secretário de Inovação do Paraná, Alex Canziani, da secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosiclei Caldato Dalagnol, de vereadores, membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e dos representantes da empresa Akiyama, entre eles o CEO Ismael Akiyama e o diretor de inovação Felipe Couto. O diretor-geral do campus, Neimar Follmann, e o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Ricardo Bernandi, estiveram presentes representando a UTFPR Pato Branco .

A instalação da Infant ID simboliza a consolidação de um ciclo de inovação que conecta governo, universidade e iniciativa privada em torno de soluções tecnológicas para a sociedade. O projeto da empresa nasceu a partir de pesquisas desenvolvidas em parceria com a UTFPR e a Prefeitura de Pato Branco, resultando em uma tecnologia pioneira de biometria neonatal, capaz de garantir segurança, rastreabilidade e precisão no processo de identificação de recém-nascidos em unidades de saúde.




Reportar erro