Comissões
/
Permanentes
/
Comissão Permanente de Promoção de Saúde Mental e Qualidade de Vida

Comissão Permanente de Promoção de Saúde Mental e Qualidade de Vida

Publicado 4/27/2020, 3:24:13 PM, última modificação 4/27/2020, 3:36:41 PM

O ingresso na universidade é um evento que altera significativamente a vida das pessoas. Novas demandas surgem e, para enfrentá-las, os discentes precisam apresentar recursos cognitivos e emocionais complexos. Segundo pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em 2016, 30% dos alunos de graduação em Instituições Federais no Brasil procuraram atendimento psicológico dois anos antes. E mais de 10% fizeram uso de algum medicamento psiquiátrico.

Algumas mobilizações têm sido feitas por Universidades Brasileiras, de modo a olhar com mais cuidado e atenção o problema do sofrimento psíquico e dos transtornos mentais dos seus discentes. Diante deste quadro e preocupada com a saúde mental e qualidade de vida da comunidade interna, em 2018 a Universidade Tecnológica Federal do Paraná criou, em nível de Reitoria, a Comissão Permanente de Promoção de Saúde Mental e Qualidade de Vida, para que fosse realizado um estudo mais aprofundado do tema e oferecidas sugestões de ações preventivas, que visassem minimizar os danos gerados pelo sofrimento psíquico e transtornos mentais dos discentes. Subcomissões foram criadas nos treze Câmpus, cujo objetivo é selecionar ações que visem estimular a humanização das relações, dos ambientes e das atividades acadêmicas, visando a promoção da saúde mental e a qualidade de vida na UTFPR.

Objetivo: estimular a humanização das relações, dos ambientes e das atividades acadêmicas, visando a promoção da saúde mental na UTFPR.

Contato: saudemental@utfpr.edu.br