Equipe

Publicado 6/13/2023, 8:28:21 PM, última modificação 10/2/2023, 3:58:55 PM

A história dos Corais UTFPR começa em 1966, quando foi fundado o primeiro coral da ainda Escola Técnica Federal do Paraná em Curitiba. Ao longo dos seus 53 anos de existência, o coral passou por diversas transformações, acompanhando a mudança da própria instituição. Em outubro de 2018 foi aprovado o Programa Vozes da Tecnológica, programa de extensão universitária na área de canto coral e é formado por nove projetos, sendo eles:

  1. Coral UTFPR

  2. Vocal Feminino Boca do Brilho

  3. Coral Entrevoz (oficina)

  4. Coral Infanto-juvenil UTFPR

  5. CoralTerça Maior

  6. Projeto de capacitação em regência coral (alunos de graduação em música de outras instituições e voluntários que atuam nos nossos corais e são orientados e supervisionados pela maestrina)

  7. Temporada de concertos: Coral UTFPR na estrada (projeto de circulação artística dos grupos em diversas cidades e locais)

  8. Corais UTFPR: Tecnologia, mídias sociais e metodologias ativas para potencialização da educação e ampliação da formação de plateia, contemplado no edital de extensão da PROREC 2018.

  9. Projeto do Encontro de Corais da UTFPR, que em setembro de 2018 teve a sua primeiro edição reunindo os demais corais UTFPR dos câmpus de Santa Helena, Francisco Beltrão, Curitiba e Apucarana. Está na sua 15ª edição.

O programa é de 48 meses, os ensaios são semanais e os alunos do projeto têm aula de teoria musical, técnica vocal, treinamento auditivo, regência, preparação cênica, dança; participam de workshops e oficinas dentro da temática do espetáculo além de participarem da confecção do figurino e cenografia quando necessário.

Nossos grupos corais são formados por alunos (do técnico, da graduação e da pós-graduação), egressos, servidores (docentes e técnicos administrativos) e membros da comunidade externa. A faixa etária engloba o público infantil a partir dos 5 anos de idade, até aposentados com 65 anos de idade.

Os grupos mais avançados elaboram espetáculos temáticos, como por exemplo o Grupo Terça Maior que em 2018 está pesquisando e desenvolvendo um espetáculo sobre música português e música brasileira. É importante ressaltar que todo processo criativo envolve estudo prévio, pesquisa aprofundada, preparação de ensaio, confecção de figurino e cenário, elaboração de mapa de luz, sonoplastia, etc.

Coordenadora

Pianista

Regentes Assistentes

Patrick Kondlatsch
Elisama Koppe
Vitória Favero
Alana Liberato
Marilene Junqueira
Rosenei Albuquerque
Fernando Magalhães

Equipe de Produção, Design e Sustentabilidade

Maria Joana do Nascimento
Shirley Andrade
Patrícia Kowaleski
Alessandro Lunelli
Eric Alan Lima
Rejane Favero
Andressa Martins
Beatriz Monteiro
Alan Cazarim
Shirley Andrade
Carlos Dilger
Eric Alan Lima