Equipe

Publicado 6/13/2023, 8:28:21 PM, última modificação 10/2/2023, 3:58:55 PM

A história dos Corais UTFPR começa em 1966, quando foi fundado o primeiro coral da ainda Escola Técnica Federal do Paraná em Curitiba. Ao longo dos seus 53 anos de existência, o coral passou por diversas transformações, acompanhando a mudança da própria instituição. Em outubro de 2018 foi aprovado o Programa Vozes da Tecnológica, programa de extensão universitária na área de canto coral e é formado por nove projetos, sendo eles:

  1. Coral UTFPR

  2. Vocal Feminino Boca do Brilho

  3. Coral Entrevoz (oficina)

  4. Coral Infanto-juvenil UTFPR

  5. CoralTerça Maior

  6. Projeto de capacitação em regência coral (alunos de graduação em música de outras instituições e voluntários que atuam nos nossos corais e são orientados e supervisionados pela maestrina)

  7. Temporada de concertos: Coral UTFPR na estrada (projeto de circulação artística dos grupos em diversas cidades e locais)

  8. Corais UTFPR: Tecnologia, mídias sociais e metodologias ativas para potencialização da educação e ampliação da formação de plateia, contemplado no edital de extensão da PROREC 2018.

  9. Projeto do Encontro de Corais da UTFPR, que em setembro de 2018 teve a sua primeiro edição reunindo os demais corais UTFPR dos câmpus de Santa Helena, Francisco Beltrão, Curitiba e Apucarana. Está na sua 15ª edição.

O programa é de 48 meses, os ensaios são semanais e os alunos do projeto têm aula de teoria musical, técnica vocal, treinamento auditivo, regência, preparação cênica, dança; participam de workshops e oficinas dentro da temática do espetáculo além de participarem da confecção do figurino e cenografia quando necessário.

Nossos grupos corais são formados por alunos (do técnico, da graduação e da pós-graduação), egressos, servidores (docentes e técnicos administrativos) e membros da comunidade externa. A faixa etária engloba o público infantil a partir dos 5 anos de idade, até aposentados com 65 anos de idade.

Os grupos mais avançados elaboram espetáculos temáticos, como por exemplo o Grupo Terça Maior que em 2018 está pesquisando e desenvolvendo um espetáculo sobre música português e música brasileira. É importante ressaltar que todo processo criativo envolve estudo prévio, pesquisa aprofundada, preparação de ensaio, confecção de figurino e cenário, elaboração de mapa de luz, sonoplastia, etc.

Coordenadora

Pianista

Regentes Assistentes

Patrick Kondlatsch
Elisama Koppe
Vitória Favero
Alana Liberato
Marilene Junqueira
Rosenei Albuquerque
Fernando Magalhães

Equipe de Produção, Design e Sustentabilidade

Maria Joana do Nascimento
Shirley Andrade
Patrícia Kowaleski
Alessandro Lunelli
Eric Alan Lima
Rejane Favero
Andressa Martins
Beatriz Monteiro
Alan Cazarim
Shirley Andrade
Carlos Dilger
Eric Alan Lima

Reportar erro