Projetos

Publicado 5/7/2020, 3:28:03 PM, última modificação 12/4/2020, 2:59:26 PM

Em 2019, o TUT promoveu no Auditório da UTFPR cinco espetáculos:

- “OCO”, sua principal produção de 2019, com temporada de 12 apresentações, em novembro.

- “A neovida contemporânea como ela é”, de Diego Monteiro Van Ancken, do projeto Grupo Adulto de Teatro Amador – GATA (desenvolvido no TUT, em 2018), com três apresentações em abril durante a Mostra Fringe, do Festival de Teatro de Curitiba. Mais informações.

- "Os verbos suspensos pelo coração", peça profissional de Gabriel Vernek, em junho. Mais informações.

- “De/Para”, do Coletivo Salmonela Urbana, grupo de extensão e pesquisa da UNESPAr/FAP, coordenado pela profa. MSc Lúcia Helena Martins, durante a IX Semana Acadêmica de Letras - Linguagem à Margem, em agosto.

- “Mosaico”, espetáculo do coral infantil do Projeto Social Dorcas, de Almirante Tamandaré, em outubro. Mais informações.

O TUT também promoveu o encontro Projeto Visitarte - vivência com palhaços, onde se pode experimentar exercícios de formação na arte da palhaçaria e conhecer sobre o projeto de visitação em lar de idosos realizado em Curitiba. Mais informações.

Destaca-se que nessas ações teatrais foram promovidos debates entre artistas e comunidade presente, visando o desenvolvimento maior da compreensão de processos criativos.

O TUT também oferece outras ações formativas como oficinas, vivências teatrais e cine-clubes visando ampliar os meios para contribuir de maneira diversificada para a promoção cultural, elevando a qualidade de vida de todos. Em 2019, forma realizadas as seguintes ações:

- Micro-oficinas – com apenas três encontros, em cada tema foram propostos exercícios para o desenvolvimento de habilidades específicas. Foram realizada micro-oficinas de: expressão corporal, expressão vocal, dramaturgia, interpretação e cenografia.

- Laboratório de Pesquisa Corporal pelo Método Mimodinâmico propôs encontros abertos pesquisando diferentes abordagens nessa metodologia experimental desenvolvida por Jacques Lecoq, em sua Escola Internacional de Teatro, na França.

- Cine-clube sobre masculinidades, no qual foram exibidos três documentários recentes que tratam sobre temas relacionado às questões do homem na sociedade contemporânea. Mais informações.

- Cine-Clube Aurora, projeto realizado em diferentes universidades de Curitiba tratando sobre temáticas dos Direitos Humanos. Na UTFPR, foi exibido o documentário "Nunca me sonharam!". Mais informações.

- Apreciação teatral - Escola de Espectadores é dirigida pelo prof. Ismael Scheffler e profa. Maurini de Souza. Cada edição corresponde a três encontros: o primeiro são discutidos aspectos sobre teatro e dramaturgia direcionando a um tema específico. Este tema é definido em relação a um espetáculo em cartaz em Curitiba que é assistido presencialmente pelo grupo no segundo encontro, no qual há também um bate-papo com os artistas da produção. No terceiro encontro, é discutida a experiência de cada participante, são retomados aspectos do primeiro encontro e do bate-papo com os artistas. Em 2019, foram realizadas quatro edições. Mais informações.

- Assessoria de comunicação de projetos culturais LAPOC/ TUT – um grupo de voluntários é formado para pensar e viabilizar a divulgação das ações realizadas pelo TUT.