Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 10/22/2018, 2:12:26 PM

Sobre o Curso

O  Curso  visa  a  formação  de  profissionais  para  atuação  em  gerenciamento, planejamento, execução e coordenação das atividades ligadas à área ambiental, garantindo a preservação e a conservação dos recursos naturais. A Engenharia Ambiental tem como sua principal função social contribuir para a redução  dos  efeitos  adversos  das  atividades  produtivas  nos  meios  físicos  e biológicos.

Como  um  mecanismo  extremamente  valioso  para  o  planejamento, implantação, acompanhamento e monitoramento de qualquer tipo de ação ambiental na área industrial, agrícola ou florestal. Além disso, é um diferencial competitivo e oferece segurança institucional propiciando soluções em tempo real para as mais diferentes demandas  empresariais e governamentais.

A  partir  desses  pressupostos,  o  Engenheiro  Ambiental  será,  dentre  os profissionais que atuam na área, aquele que deverá possuir formação acadêmica que permita sua participação nos estudos de caracterização ambiental, na análise de suscetibilidades e vocações naturais do ambiente, na elaboração de estudos de impactos ambientais, na proposição, implementação e monitoramento de medidas mitigadoras ou de ações ambientais, tanto na área urbana quanto na rural.

O objetivo geral a ser atingido é a formação de profissionais, na área de Engenharia, capacitados a atuar em saneamento ambiental, recuperação e manejo de recursos naturais e gestão ambiental, em todas as suas etapas e níveis de execução, a partir do conhecimento do ambiente (Físico, Biológico e Antrópico) e dos instrumentos, métodos e técnicas capazes de compatibilizar as intervenções, às quais o ambiente está sujeito, com a sua  conservação.

Atuação

O profissional formado em Engenharia Ambiental pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

    1. Saneamento Ambiental
    2. Manejo de Recursos Naturais
    3. Gestão Ambiental

Ficha resumida do curso

Turno: Integral - manhã e tarde
Duração: 5 anos
Carga Horária Total do Curso: 4420 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Bacharel em Engenharia Ambiental
Início das Atividades: 2º semestre/2007

Autorização e Reconhecimento

Processo nº123/06-COEPP, aprovado pela
resolução nº 12/07 do Conselho de Ensino, de
23 de março de 2007, considerando o
exposto na Deliberação nº 12, de 02 de Março
de 2012 do MEC.