Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 11/12/2018, 4:25:46 PM

Sobre o Curso

O Engenheiro Ambiental é o profissional responsável pela conservação e recuperação dos recursos naturais, da biodiversidade e das condições climáticas do planeta. O profissional atua na preservação da qualidade da água, do ar e do solo a partir do diagnóstico, manejo, controle e recuperação de ambientes urbanos e rurais realizando estudos de impacto ambiental, propondo soluções que visam ao aproveitamento racional dos recursos naturais. Também é responsável pela elaboração e execução de planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas ou degradadas. 

O mercado de trabalho do Engenheiro Ambiental é constituído por empresas públicas ou privadas, empresas de consultoria, órgãos governamentais nas três esferas de governo, além de organizações sociais de interesse público e organizações não governamentais.

O Curso possui um currículo multidisciplinar com base nas áreas exatas e na biologia e engloba os conhecimentos necessários alternando-se com ecologia, geologia, hidrologia e hidráulica, tratamento de resíduos e efluentes, monitoramento de emissões atmosféricas e a avaliação de impactos ambientais, entre outras. Estão previstas Atividades Complementares, desenvolvimento de Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso. 

O Curso é ministrado em período integral e o tempo normal para a sua conclusão corresponde a 10 semestres letivos (5 anos).

O Curso de Engenharia Ambiental do Câmpus Londrina iniciou suas atividades em 2008, seguindo o Projeto de Abertura do Curso conforme resolução nº 92/07 de 19 de outubro de 2007 do COEPP e autorizado pelo MEC conforme Portaria nº 393 de 20 de Abril de 2010. Em 2017 realizou-se a atualização da matriz, contemplando novas disciplinas que ampliam as atribuições do Engenheiro formado e neste momento encontra-se em tramitação a mudança de denominação do Curso para Engenharia Ambiental e Sanitária, conforme resoluções nº 86/2017 e nº 120/2017 do COGEP. 

O Curso é reconhecido pelo MEC com conceito "4". O ato de reconhecimento de curso está registrado na Portaria nº 270 de 13/12/2012 e a renovação do reconhecimento pela Portaria 660 de 28/09/2018.

Atuação

O profissional formado em Engenharia Ambiental pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

    1. Elaborar, executar e administrar projetos, obras e serviços de natureza ambiental e sanitária;
    2. Elaborar e analisar laudos de avaliação de impactos ambientais e processos de licenciamento ambiental;
    3. Analisar riscos ambientais;
    4. Avaliar, planejar e desenvolver tecnologias para a utilização de recursos naturais, visando ao desenvolvimento de forma equilibrada;
    5. Atuar na gestão ambiental e sanitária e participar de auditorias ambientais;
    6. Tomar decisões baseadas em análises de viabilidade operacional/econômica/social objetivando o menor impacto possível sobre o meio ambiente;
    7. Desenvolver uma visão especializada e multidisciplinar que permita tratar a abrangência e a complexidade da questão ambiental;
    8. Avaliar e integrar as atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
    9. Avaliar a segurança e a viabilidade técnico-econômico-financeira de projetos de engenharia no contexto social e ambiental;
    10. Atuar em instituições de ensino superior e pesquisa.

Ficha resumida do curso

Turno: Diurno
Duração: 5 anos
Carga Horária Total do Curso: 4.195 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Bacharel em Engenharia Ambiental
Início das Atividades: 1º semestre/2008

Autorização e Reconhecimento

- Autorização: Portaria nº 393 de 20/04/2010

- Reconhecimento: Portaria nº 270 de 13/12/2012

- Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 660
de 28/09/2018

Reportar erro