Pato Branco
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Sobre o Curso
O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é fruto de uma experiência institucional e coletiva de quase três décadas na oferta de cursos superiores de tecnologia na área de informática pela UTFPRCampusPato Branco . Assim, os objetivos para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foram definidos considerando as políticas institucionais e de órgãos reguladores, bem como o contexto regional, as necessidades atuais e as oportunidades e perspectivas na área de tecnologia de informação e desenvolvimento desoftware,afim de prover uma formação cidadã e centrada em tecnologia da informação e inovação. Os objetivos do curso são:
- Formar profissionais que possam efetivamente contribuir para o desenvolvimento tecnológico na área desoftware, notadamente na região sudoeste do Paraná.
- Atender necessidades regionais e nacionais em termos de formação de recursos humanos em análise, projeto e desenvolvimento de sistemas de informação.
- Possibilitar formação que facilite o desenvolvimento de sistemas com tecnologias atuais e com inovação e qualidade, bem como o entendimento da necessidade de constante aperfeiçoamento e atualização tecnológica.
- Preparar o estudante para que ele atue de forma profissional, ética, empreendedora e cidadã, seja no mercado de trabalho como empregado, como autônomo prestador de serviços, ou em empreendimento próprio.
Perfil do egresso
Com base na experiência acumulada na oferta de cursos superiores de tecnologia na área de informática, considerando a manutenção de uma demanda regional significativa por profissionais em análise e desenvolvimento de sistemas, e tendências observadas no mundo do trabalho, chegou-se a uma adequação do perfil do egresso, envolvendo competências abrangentes que viabilizem a formação de profissionais alinhados aos valores institucionais, com elevada empregabilidade e com suficiente flexibilidade para seguirem seu aprendizado profissional ao longo da vida.
Desta forma, “o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um profissional capaz de propor soluções e processos de informação eficientes e sustentáveis, envolvendohardware esoftware em diferentes contextos sociotécnicos.” Tal profissional se caracteriza por analisar cenários organizacionais visando soluções sistêmicas, respeitando a legislação vigente e preceitos ético-profissionais. Assim, esse profissional será capaz de:
- Analisar diferentes contextos de demandas e oportunidades emsoftwarevisando ao uso otimizado de recursos atuais.
- Projetar com atitude cooperativa sistemas de informação visando ao atendimento de requisitos e aos padrões de qualidade.
- Desenvolver sistemas computacionais utilizando as tecnologias que viabilizem as soluções mais adequadas.
Dessa forma,o egresso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar como autônomo, empreendedor ou colaborador em organizações públicas ou privadas que utilizem tecnologia de informação, abrangendo empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria, empresas de tecnologia da informação, empresas em geral (indústria, comércio e serviços), organizações não-governamentais, órgãos públicos, institutos e centros de pesquisa. Egressos que seguem formação na pós-graduação podem inclusive atuar no Ensino Superior.
Duração:
3 ANOS
PRESENCIAL
Pato Branco
Regime:
Semestral
Turno:
Noite
Titulação: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Pontuação:
Conceito 4 no ENADE (2021)
Agenda
Destaques
Links de Acesso Rápido
UTFPR - CÂMPUS PATO BRANCO
Via do Conhecimento, Km 01 Bloco S, sala 109
85503-390 Pato Branco PR Brasil
+55 (46) 3220-2591 / 2590
coads-pb@utfpr.edu.br