Página Inicial
/
Área Acadêmica
/
Atividades Complementares

Atividades Complementares

Publicado 1/19/2018, 1:01:54 PM, última modificação 3/27/2022, 4:37:52 PM
As atividades complementares têm por objetivo enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando atividades de complementação da formação social, humana e cultural, de cunho comunitário e interesse coletivo, além de atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional. Além disso, as DCNs do curso de Agronomia (Resolução n° 01/06 – CNE/CES), no mesmo sentido, definem no Artigo 9° que as Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam, por avaliação, o reconhecimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes do aluno, inclusive adquiridos fora do ambiente acadêmica.

As Atividades Complementares do Curso são regidas pelo Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR (Resolução nº 61/06 e retificado pela Resolução nº 56/07 – COEPP) e pela NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE AGRONOMIA (Instrução Normativa COAGR-SH/UTFPR no 7, de 26 de agosto de 2021) - Dispõe sobre normas das atividades complementares do curso de agronomia. 

A carga horária mínima de Atividades Complementares no Curso de Agronomia é de 180 horas. Existe um docente responsável pela gestão destas atividades no curso, institucionalizado por portaria, a qual orienta, acompanha, organiza e divulga informações aos discentes, e faz a avaliação das atividades verificando a carga horária e pontuação obtidas pelo aluno. As Atividades Complementares do curso de Agronomia buscam oportunizar aos alunos a construção da conduta social, humana, cultural e profissional. 

A pontuação é obtida pelo discente é de no mínimo 70 pontos,  dividida em três grupos e com as seguintes pontuações mínimas e máximas possíveis: Grupo 1: atividades de complementação da formação social, humana e cultural (pontuação mínima de 20 pontos e máxima de 30 pontos); Grupo 2: atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo (pontuação mínima de 20 pontos e máxima de 30 pontos); e Grupo 3: atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional (pontuação mínima de 20 pontos e máxima de 40 pontos).

Documentos de Atividades Complementares

Responsável pelas Atividades Complementares

Responsável: Profa. Dra. Ana Regina Dahlem Ziech
E-mail: anaziech@utfpr.edu.br